Agência online de viagens estabelece valores e culturas que definem a identidade da empresa

Talvez você não saiba, mas para muitas empresas a contratação de funcionários vai além de uma boa entrevista. No Hurb, novo nome do Hotel Urbano, estar alinhado com os valores que a empresa acredita é essencial. Não por acaso, uma parede inspiracional, com os valores da startup, está localizada no corredor por onde todos os funcionários circulam. Os valores de uma empresa correspondem ao que de verdade importa para a organização e devem ser usados como motivadores no dia-a-dia dos funcionários, gestores e líderes.

No ano de 2015 os irmãos João Ricardo e Jose Eduardo Mendes, fundadores da startup, foram afastados do dia-a-dia da empresa pelos fundos de venture capital, que controlavam 60% do Hurb. O cenário era de funcionários desmotivados e desestimulados, levando muitos a deixarem a agência online em questão de meses. Após dois anos, os empreendedores voltaram com o ânimo renovado e um novo modelo de gestão, trazendo novamente muitos dos funcionários que saíram. Isso nada mais foi do que o resultado da cultura e dos valores que a agência online imprime em seu ambiente de trabalho e com seus colaboradores.

E o resultado? funcionários dispostos a tornar o Hurb uma das melhores companhias para trabalhar e o prêmio "Melhores Empresas para Trabalhar GPTW – Hotelaria e Turismo", promovido pelo instituto Great Place to Work, que a agência online levou nesse ano de 2018. O estudo realizado pelo GPTW, que atua em 53 países, elenca as empresas com as melhores práticas na área de gestão de pessoas. Segundo João Ricardo: “criamos um time que entrega e trabalha feliz. Hoje fica claro que não é o resultado que traz felicidade, mas a felicidade que traz resultado”, conclui João.

Confira abaixo os 10 valores da startup:

Amar o que faz e fazer bem feito
“Meu filho, independente da sua profissão, trabalhe com paixão e busque ser o melhor no que faz.” Frase dita pelos pais dos fundadores que marcou a trajetória dos irmãos.

Rir com dente é mole, a gente gosta mesmo de quem sabe rir banguelo
Aprender a fazer mais com menos, de um limão faça uma bela limonada. Austeridade em custos, mesmo em tempos prósperos.

Cuidado com a lei do menor esforço
Escolhemos o caminho mais simples, não necessariamente o mais fácil. Não tenha preguiça de pensar, faça diferente, pense fora da caixa, desafie "verdades absolutas". Malandragens e espertezas destroem uma empresa por dentro. A ética compensa no longo prazo.

Tenha coragem, assuma riscos
Queremos inspirar cada dia mais funcionários com coragem de assumir riscos. Não castigamos o erro, então, o erro aqui dentro é não ousar fazer diferente e melhor do que já foi feito.

Pense como dono
Acreditamos que ser “empreendedor” ou “dono” é muito mais um estado de espírito do que qualquer outra coisa. É se importar com o que acontece dentro e fora do seu quadrado. É entender que você tem um papel importante dentro da empresa e que diante de qualquer situação você pode puxar a responsabilidade para si e contribuir de alguma forma. É o mindset de não tirar o corpo fora, nem apontar "culpados”, mas sim agir de forma construtiva e colaborativa, seja para solucionar um problema, deixar o espaço mais limpo, ajudar alguém de fora do seu time ou apenas compartilhar conhecimento.

Seja curioso
Sobre si, sobre seu trabalho e principalmente sobre os outros. Vá além e tente entender o que existe por trás. Não julgue um comportamento ou uma ação apenas pelo que você vê. Entenda o outro lado. Se interesse pelo que acontece a sua volta.

Seja um incentivador de pessoas, o mundo já tem críticos demais
Julgamento em excesso é um atraso pra humanidade. O mundo precisa de menos julgamento e mais entendimento.

Foque na execução
Boas ideias de projetos são sempre bem vindas. Mas treine o seu raciocínio para pensar na execução da sua ideia. Isso é tão importante quanto.

CPF responsável
Tudo que diz respeito a um projeto tem que ter um dono, com responsabilidade e autoridade. O debate é bom, mas, no final, alguém tem que decidir.

It’s about People (sirva as pessoas)
No fim, tudo se resume a pessoas. No Hurb, acreditamos que atrair, manter e desenvolver pessoas deve ser uma missão, não só dos líderes, mas de todos os “fanáticos Hurb”. Não é só o líder que precisa servir, mas todos da empresa devem servir uns aos outros, só assim a “engrenagem” vira. Espírito colaborativo em todas as áreas, em todos os cargos. Escolher gente melhor do que si mesmo, treiná-las, desafiá-las e mantê-las é a nossa principal tarefa.

Se identificou com os valores da agência online ? envie seu currículum para curriculo@hu.com.br e venha fazer parte desse time de fanáticos. O Hurb, agência online de viagens líder nacional, oferece diariamente mais de 400 mil opções de hotéis e pousadas espalhados por todo o mundo, sendo mais de 8 mil apenas no Brasil. Além disso, registra mais de 1.250 reservas ao dia, em 6.500 destinos mundo a fora.