3 dicas do que pesquisar em um carro antes de efetuar uma nova compra para sua frota

Renniê Paro | 2 min read

*Por Marcos Siqueira

Quem é dono ou gestor de frotas no país sabe da importância de ter sempre um olhar atento na hora de efetuar uma nova compra para sua empresa. Isso porque, qualquer vacilo pode significar milhões e milhões de reais escoando pelos ralos, algo que nenhum empresário está podendo se dar ao luxo nos últimos no Brasil.

Como atuo há mais de 20 anos no setor automotivo brasileiro e minha plataforma atua gera dados relevantes de varreduras sobre os mais diversos dados de um carro, caminhão ou moto, posso dizer que não são poucas as vezes em que vi muitos homens de negócios sendo passados para trás.

Por isso, resolvi listar aqui algumas dicas simples do que pesquisar quando for adquirir um novo veículo para sua frota:

  • Itens de segurança do carro: independente do carro ser usado como passeio ou frota, é primordial checar se ele está em dia com todos os itens de segurança. Extintor, chave de rodas, triângulo e até mesmo as condições do estepe devem ser checadas, afinal, ninguém quer passar por problemas na estrada;
  • Pendências jurídicas: se tem uma coisa que dá dor de cabeça são ações que envolvam a justiça, em alguma instância. Portanto, faça uso das plataformas de varreduras veiculares que existem no mercado e levante o máximo de informações que puder sobre o histórico jurídico do veículo. Será que ele já passou por algum leilão ou sinistro? Melhor checar;
  • Autenticidade do chassi e motor: esses itens também devem fazer parte de sua lista de pesquisa quando for comprar um carro para sua frota. O Detran indica que o comprador sempre realize uma vistoria antes de efetuar a compra. Além disso, as mesmas plataformas que fazem a pesquisa de problemas jurídicos, podem te ajudar e checar a autenticidade do chassi e do motor.

Enfim, essas são apenas algumas dicas básicas para que você, gestor, evite problemas desnecessários e possa focar no que realmente importa: fazer o negócio crescer.

*Marcos Siqueira é Presidente da Checktudo, empresa do mercado de informações veiculares, com mais de 20 anos de atuação e que tem por missão oferecer ferramentas que ajudem PMEs com questões de segurança e gestão de risco

Share twitter/ facebook/ copy link