5 dicas de adaptação à volta às aulas

2 months ago

Por: Central Press

 

Após dois meses de praia, festas, amigos, manhãs de sono e noites de videogame, o retorno das aulas coloca, novamente, os jovens na rotina de estudos. Para os pais, esse é o momento de fazer a transição e adaptação para os novos horários. Para isso, o diretor geral do Colégio Positivo, Celso Hartmann, dá algumas dicas práticas de como ajudar os filhos na hora de voltar às aulas.

  1. Comece a adaptação ao horário uma semana antes

    Para os alunos que estudam no período matutino, a dificuldade de retomar o horário e acordar mais cedo pode ser maior. Por isso, a dica é começar gradualmente, antecipando o despertador a cada dia e acostumando o organismo ao novo cronograma. “Vale a pena estabelecer horários, pelo menos uma semana antes, para que diminua aos poucos a ansiedade do retorno”, explica Hartmann.

  2. Mantenha a leitura em dia

    A revisão de conteúdos é sempre válida antes do retorno das aulas, mas ainda mais importante que isso é manter uma rotina de leituras. “Durante o período de descanso, a leitura é uma excelente opção para manter o aluno se desenvolvendo. Pode ser ficção, biografia, contos, revistas, toda leitura é válida”, ressalta Hartmann.

  3. Cuidado com a alimentação

    A ansiedade no início do ano letivo combinada com uma alimentação pesada pode não ser uma boa ideia para quem vai começar a nova rotina. De acordo com Hartmann, na noite anterior, o ideal é optar por refeições leves e alimentos já conhecidos. “Cuidar da alimentação, além de essencial para a saúde, é importante em momentos de grande ansiedade, como é a volta às aulas para alguns alunos”.

  4. Use a organização como um estímulo

    A compra de novos materiais, uniformes e livros pode ser uma forma de estimular os estudantes para o novo ano letivo. Para Hartmann, esse é o momento de planejar metas e criar novos objetivos. “É uma ótima oportunidade de organizar o que será necessário na nova rotina, pensar nos desafios e estabelecer metas”, conta. Além disso, uma dica prática é criar listas para serem fixadas no material, deixando as metas visíveis durante o ano letivo.

  5. Tenha calma!

    Independente de qual será o grande desafio de 2020, manter a tranquilidade é sempre uma ótima dica. O início do ano letivo significa o começo de uma nova etapa e, para cumpri-la, os alunos devem saber que não estão sozinhos. “Busque os professores, tire dúvidas, peça dicas e aproveite os profissionais que estão ao seu lado, eles estão preparados para auxiliar em todos os casos”, finaliza Hartmann.

Sobre o Colégio Positivo

O Colégio Positivo compreende cinco unidades na cidade de Curitiba, onde nasceu e desenvolveu o modelo de ensino levado a todo o país e ao exterior. O Colégio Positivo Júnior, o Colégio Positivo – Jardim Ambiental, o Colégio Positivo –  Angelo Sampaio, o Colégio Positivo Hauer e o Colégio Positivo Internacional atendem alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, sempre combinando tecnologia aplicada à educação, material didático atualizado e professores qualificados, com o compromisso de formar cidadãos conscientes e solidários. Os alunos têm à sua disposição atividades complementares esportivas e culturais, incentivo ao empreendedorismo e aulas de Língua Inglesa diferenciadas, além de aprendizado internacional na unidade que leva essa proposta em seu nome. Em 2016, foi incorporado ao Positivo o Colégio Positivo Joinville (SC) e, em 2017, o Colégio Positivo – Santa Maria, em Londrina (PR). Em 2018, o Positivo ganhou duas unidades em Ponta Grossa (PR): Colégio Girassol e Positivo Master. Em 2019, somaram-se ao Grupo duas unidades do Colégio Semeador, em Foz do Iguaçu (PR), e duas unidades da escola Passo Certo, em Cascavel (PR). Em 2020, o Positivo inicia o ano letivo com mais duas unidades em Curitiba: Colégio Positivo - Água Verde e Colégio Positivo - Boa Vista.

Comments?