You've successfully subscribed to Polinize
Great! Next, complete checkout for full access to Polinize
Welcome back! You've successfully signed in
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
5 dicas de adaptação à volta às aulas

5 dicas de adaptação à volta às aulas

Estudantes devem entrar na rotina ainda em férias para facilitar adaptação, dizem especialistas

Após dois meses de praia, festas, amigos, manhãs de sono e noites de videogame, o retorno das aulas coloca, novamente, os jovens na rotina de estudos. Para os pais, esse é o momento de fazer a transição e adaptação para os novos horários. Para isso, o diretor geral do Colégio Positivo, Celso Hartmann, dá algumas dicas práticas de como ajudar os filhos na hora de voltar às aulas.

  1. Comece a adaptação ao horário uma semana antes

    Para os alunos que estudam no período matutino, a dificuldade de retomar o horário e acordar mais cedo pode ser maior. Por isso, a dica é começar gradualmente, antecipando o despertador a cada dia e acostumando o organismo ao novo cronograma. “Vale a pena estabelecer horários, pelo menos uma semana antes, para que diminua aos poucos a ansiedade do retorno”, explica Hartmann.

  2. Mantenha a leitura em dia

    A revisão de conteúdos é sempre válida antes do retorno das aulas, mas ainda mais importante que isso é manter uma rotina de leituras. “Durante o período de descanso, a leitura é uma excelente opção para manter o aluno se desenvolvendo. Pode ser ficção, biografia, contos, revistas, toda leitura é válida”, ressalta Hartmann.

  3. Cuidado com a alimentação

    A ansiedade no início do ano letivo combinada com uma alimentação pesada pode não ser uma boa ideia para quem vai começar a nova rotina. De acordo com Hartmann, na noite anterior, o ideal é optar por refeições leves e alimentos já conhecidos. “Cuidar da alimentação, além de essencial para a saúde, é importante em momentos de grande ansiedade, como é a volta às aulas para alguns alunos”.

  4. Use a organização como um estímulo

    A compra de novos materiais, uniformes e livros pode ser uma forma de estimular os estudantes para o novo ano letivo. Para Hartmann, esse é o momento de planejar metas e criar novos objetivos. “É uma ótima oportunidade de organizar o que será necessário na nova rotina, pensar nos desafios e estabelecer metas”, conta. Além disso, uma dica prática é criar listas para serem fixadas no material, deixando as metas visíveis durante o ano letivo.

  5. Tenha calma!

    Independente de qual será o grande desafio de 2020, manter a tranquilidade é sempre uma ótima dica. O início do ano letivo significa o começo de uma nova etapa e, para cumpri-la, os alunos devem saber que não estão sozinhos. “Busque os professores, tire dúvidas, peça dicas e aproveite os profissionais que estão ao seu lado, eles estão preparados para auxiliar em todos os casos”, finaliza Hartmann.

Sobre o Colégio Positivo

O Colégio Positivo compreende cinco unidades na cidade de Curitiba, onde nasceu e desenvolveu o modelo de ensino levado a todo o país e ao exterior. O Colégio Positivo Júnior, o Colégio Positivo – Jardim Ambiental, o Colégio Positivo –  Angelo Sampaio, o Colégio Positivo Hauer e o Colégio Positivo Internacional atendem alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, sempre combinando tecnologia aplicada à educação, material didático atualizado e professores qualificados, com o compromisso de formar cidadãos conscientes e solidários. Os alunos têm à sua disposição atividades complementares esportivas e culturais, incentivo ao empreendedorismo e aulas de Língua Inglesa diferenciadas, além de aprendizado internacional na unidade que leva essa proposta em seu nome. Em 2016, foi incorporado ao Positivo o Colégio Positivo Joinville (SC) e, em 2017, o Colégio Positivo – Santa Maria, em Londrina (PR). Em 2018, o Positivo ganhou duas unidades em Ponta Grossa (PR): Colégio Girassol e Positivo Master. Em 2019, somaram-se ao Grupo duas unidades do Colégio Semeador, em Foz do Iguaçu (PR), e duas unidades da escola Passo Certo, em Cascavel (PR). Em 2020, o Positivo inicia o ano letivo com mais duas unidades em Curitiba: Colégio Positivo - Água Verde e Colégio Positivo - Boa Vista.

Top stories in your inbox!