You've successfully subscribed to Polinize
Great! Next, complete checkout for full access to Polinize
Welcome back! You've successfully signed in
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.

5 passos para controlar as finanças em tempo de pandemia

Redução do salário, perda de emprego, dívidas se acumulando: essa é realidade de muitas famílias neste período de isolamento social, que forçou muitas delas a apertarem as finanças para resistirem aos próximos meses. O professor de Administração da Universidade Positivo, Jorge Uberson Pereira, lista alguns passos simples para tomar neste momento.

  1. Análise da renda: o primeiro passo é fazer uma análise atual da renda da família. Houve reduções do salário ou tem previsão de redução? Faça projeções a médio e longo prazos com vários cenários. Separe as despesas em itens essenciais (água, luz, internet), negociáveis (financiamento, empréstimo etc) e adiável (a troca ou compra de um produto).
  2. Detox financeiro: vale fazer uma análise de todos os produtos e serviços para a casa, como streaming de música e vídeo. A dica é compartilhar com a família e amigos, se possível. A internet do celular pode ser negociável também, já que em casa é utilizado o wi-fi.
  3. No supermercado: embora muitas famílias estejam gastando menos (ou nada) com alimentação na rua, ainda é preciso comer em casa, então, a conta do supermercado pode crescer neste período. “Por isso, a dica é ir ao supermercado com a lista na mão, de preferência, com o cardápio planejado, assim fica mais fácil pensar em tudo que vai precisar e evita compras desnecessárias. Se possível, vá ao mercado 2 vezes por mês ou dê preferência às compras on-line, assim contribui com o isolamento social e quanto menos for, a tendência é de gastar menos também”, alerta.
  4. Compras on-line: você deve ter percebido uma redução nas compras físicas no seu cartão. “Quanto menos estamos na rua, menos gastamos, resistimos às tentações e compras por impulso”, explica. Mas é preciso ficar alerta com as compras on-line nesse período. “E-commerces e deliverys de comida estão fazendo promoções para atrair o consumidor, mas é preciso resistir e fazer compras apenas se estiverem planejadas”, orienta.
  5. Desapegue ou inove: utilize o tempo livre em casa para desapegar de itens parados há algum tempo e tente vender pela internet. Pode ser que tenha alguém buscando o produto a um preço menor. “Também pode ser um bom momento para buscar uma oportunidade de renda”, enfatiza.

Com o objetivo de apoiar a comunidade afetada economicamente pela Covid-19, acadêmicos do Clube de Finanças da Universidade Positivo (CFUP) realizam oficinas on-line e atendimentos individuais. Ao todo, são 150 vagas para pessoas de todo o Brasil. O CFUP integra alunos dos cursos de graduação em Administração, Economia, Ciências Contábeis e Comércio Exterior. Os interessados devem se inscrever pelo link bit.ly/superandocomfinancas. As vagas são limitadas e a seleção dos participantes leva em consideração a situação financeira dos interessados.

Sobre a Universidade Positivo

A Universidade Positivo é referência em ensino superior entre as IES do estado do Paraná e uma marca de reconhecimento nacional. Com salas de aula modernas, laboratórios com tecnologia de ponta, mais de 400 mil m² de área verde no câmpus sede, a Universidade Positivo é reconhecida pela experiência educacional de mais de três décadas. A instituição conta com quatro unidades em Curitiba (PR) e uma em Londrina (PR) e mais de 70 polos de EAD no Brasil. Atualmente, oferece mais de 60 cursos de Graduação, centenas de programas de especialização e MBA, sete programas de mestrado e doutorado, além de cursos de educação continuada, programas de extensão e parcerias internacionais para intercâmbios, cursos e visitas. Além disso, tem sete clínicas de atendimento gratuito à comunidade, que totalizam mais de 3.500m². Em 2019, a Universidade Positivo foi classificada entre as 100 instituições mais bem colocadas no ranking mundial de sustentabilidade da UI GreenMetric. Mais informações em www.up.edu.br

Top stories in your inbox!