5 vantagens que a educação a distância oferece aos alunos

a month ago

Não é segredo para ninguém que a educação a distância veio para ficar. Sua expansão no Brasil tem se dado num ritmo vertiginoso. Uma pesquisa da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) mostra que, caso a tendência de crescimento nas matrículas no ensino superior continue a mesma, em 2023 o número de alunos por meio da educação a distância (EAD) nas universidades particulares brasileiras será maior do que os que se matriculam em cursos presenciais.

O Canvas, ambiente virtual de aprendizado usado pelas melhores universidades do mundo, apresenta as cinco principais vantagens que a educação a distância oferece aos estudantes.

O e-learning não tem fronteiras. Uma das principais vantagens da educação a distância é que os alunos podem participar de programas acadêmicos a qualquer momento e de qualquer lugar, com apenas uma conexão à Internet, eliminando os obstáculos relacionados à coordenação do local e o planejamento dos horários dos estudos.

Os alunos têm acesso ao conteúdo das aulas e ao material de estudo 24 horas por dia e possuem todas as informações necessárias para o aprendizado, disponíveis para ser visualizadas quantas vezes forem necessárias.

Sem dúvida, esse modelo educacional permite economia permanente de tempo e dinheiro. Os cursos EAD eliminam a necessidade de deslocamento e reduzem custos em materiais didáticos, transporte, alimentação, entre outros.

A educação a distância facilita o acesso a grupos, bate-papos, debates, fóruns, tutoriais e práticas em plataformas como o Canvas, que enriquecem o conhecimento e oferecem mais oportunidades para analisar as informações e conteúdos recebidos ou repetir testes, se necessário

As plataformas de educação a distância oferecem um contato mais personalizado entre alunos e professores. O ambiente virtual dos cursos on-line facilita a resolução de dúvidas. Mas o aluno deve ser mais ativo e autônomo, estar constantemente atualizado, ser disciplinado. Também é importante saber lidar com a diversidade de pontos de vista de colegas e professores, que podem ser de qualquer parte do mundo.

Carlos Silva

Published a month ago