You've successfully subscribed to Polinize
Great! Next, complete checkout for full access to Polinize
Welcome back! You've successfully signed in
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.

5S e solidariedade: empresas contribuem com doações à Prefeitura de Araucária

Colaboradores da Valmet, empresa líder em tecnologias e serviços para a indústria de papel, celulose e energia, reuniram um grande volume de doações para a Prefeitura de Araucária, cidade onde a multinacional finlandesa mantém uma de suas unidades no Brasil.

O chamado Forward Tiimi – time de funcionários da empresa – funciona como um meio para troca de experiências e confraternizações sociais, onde dividem hobbies e gostos, e praticam esportes. Esse espaço foi criado para o bem-estar dos funcionários e com a intenção de aumentar a interatividade entre eles.

Um dos grupos do Forward Tiimi tem o foco em ações sociais e lidera ações voluntárias com histórico de diversas doações a Centros Municipais de Educação (CMEIs), ao "Sopão Curitiba", projeto que aquece as noites dos moradores de rua da capital paranaense e para “Tampinhas da Teodora”, instituição que cuida dos animais de rua por meio da castração, remédios e ração.

Com a pandemia da Covid-19, as doações presenciais foram interrompidas por questões de segurança, e assim, surgiu a ideia de repassar os itens, coletados na própria empresa, para a Prefeitura de Araucária.

"Nós temos na Valmet uma caixa permanente de coleta de doações, pois já criamos a cultura de fazer circular o que não estamos mais usando. Entramos em contato com servidores da Prefeitura de Araucária, pois sabíamos da necessidade que eles têm de manter uma quantidade de roupas e calçados que são destinados às pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social e que são atendidas pela autarquia. Uma equipe foi até a Valmet buscar as doações, que foram higienizadas e classificadas para posterior distribuição por parte dos servidores da Prefeitura", conta a capitã do grupo de ação social do Forward Tiimi da Valmet, Christiane Bento.

No total, foram doados 40 cobertores e 250 quilos de peças, entre roupas, calçados e acessórios.

A cultura de doar itens que estão parados em casa, bem como de melhorar processos internos e evitar desperdícios na empresa, já está implementada na cultura organização desde 2016.

O início deste viés social na empresa foi com a metodologia 5S. Em português, significa “cinco sensos”, que vêm de palavras japonesas que constituem os pilares do método: Seiri (utilização), Seiton (organização), Seiso (limpeza), Seiketsu (higiene) e Shitsuke (disciplina).

Christiane, que também é coordenadora do programa de 5S da Valmet, explica que esta metodologia faz parte da gestão de qualidade da companhia. "Há quatro anos, incentivamos nossos colaboradores a não acumular, a evitar o desperdício e a reaproveitar. Estendemos o 5S para nossas casas e criamos, também, o "5S Literário", onde 'desapegamos' dos livros parados para, futuramente, serem repassados a escolas de Araucária. Fazemos a energia circular para levar o bem a quem mais precisa", diz.

Sobre a Valmet

A Valmet é a principal desenvolvedora e fornecedora global de tecnologias de processo, automação e serviços para as indústrias de celulose, papel e energia. Sua atuação de tecnologia inclui fábricas de celulose, linhas de produção de papel, cartão e papel, além de usinas de energia para produção de bioenergia. Seus serviços e soluções de automação melhoram a confiabilidade, o desempenho dos processos, e aprimoram a utilização de matérias-primas e energia.

As vendas líquidas da Valmet em 2019 foram de aproximadamente 3,5 bilhões de euros. A empresa possui mais de 13.000 profissionais em todo o mundo, com sede em Espoo, Finlândia e suas ações estão listadas na Nasdaq Helsinki. Na América do Sul, possui unidades em Araucária-PR, Sorocaba-SP, Campinas-SP, Belo Horizonte-MG, Imperatriz (MA) e Concepción, no Chile. www.valmet.com.br

Top stories in your inbox!