Volkswagen lança nas ruas de lisboa o primeiro projeto piloto do mundo para otimização de tráfego usando um computador quântico #WebSummit2019

Quer chegar mais rápido?

Foi durante o evento WebSummit que a Volkswagen em parcerias com a Carris, que detêm o transporte público na cidade, equipou os ônibus MAN com um sistema de gerenciamento de tráfego que usa um computador quântico D-Wave e calcula a rota mais rápida para cada um dos nove ônibus individualmente e quase em tempo real.
Reduzindo os tempos de viagem dos passageiros significativamente mesmo durante períodos de pico de tráfego,

O seu sistema foi desenvolvido em conjunto com os especialistas em software Hexad e PTV Group, O sistema inclui dois componentes: previsão do número de passageiros e otimização de rotas.

Para previsões, a equipe de desenvolvimento da Volkswagen está usando ferramentas de análise de dados para identificar paradas com números especialmente altos de passageiros em determinados momentos. Para esse fim, são usadas coordenadas geográficas e dados de fluxo de passageiros. O objetivo é oferecer o maior número possível de pessoas e possíveis possibilidades de transporte sob medida e garantir a melhor utilização da frota de ônibus.

No futuro, a Volkswagen planeja desenvolver seu sistema de otimização de tráfego até a maturidade do mercado. Por esse motivo, os desenvolvedores da Volkswagen projetaram o sistema para que ele possa geralmente ser aplicado a qualquer cidade e a frotas de veículos de qualquer tamanho. Outros projetos-piloto para cidades na Alemanha e outros países europeus já estão sendo considerados. A Volkswagen acredita que esse sistema de otimização de tráfego poderia ser oferecido a empresas de transporte público, empresas de táxi ou operadores de frotas.

Sobre a D-Wave: www.dwavesys.com
Sobre a CARRIS: www.carris.pt

Roberta Altermann

Published 15 days ago