Como a ideia de um pai para acompanhar melhor o cotidiano educacional de sua filha transformou a rotina de mais de mil escolas

Por Camila Vech

Um pai, uma rotina intensa de trabalho e pouco tempo para acompanhar a agenda educacional da filha que frequentava a educação infantil. Foi para solucionar essa questão de um dos sócios da Agenda Kids, que a plataforma foi criada em 2014, adequada à realidade do responsável e com possibilidade de acompanhamento das informações disponibilizadas pela escola em tempo real.

Hoje, escolas de diferentes tamanhos, perfis econômicos e segmentos educacionais de todo o País utilizam a ferramenta para gerenciar a comunicação e o engajamento em seu ambiente educacional. Em números, são mais de 500 mil usuários, entre professores responsáveis e alunos, das mais de mil escolas parceiras. Para 2018, a expectativa é de ultrapassar a marca de 1 milhão de usuários ativos.

Esse crescimento, Anderson Morais, CEO da plataforma, credita à postura de manter os ouvidos atentos aos seus clientes, tratando a inovação como uma atividade continuada. “Do começo da ferramenta até hoje, novas funcionalidades foram lançadas, melhoramos a usabilidade, disponibilidade e segurança das aplicações e temos outras dezenas de melhorias que já estão em curso.”

A novidade mais recente, anunciada no final de outubro/17, foi o reposicionamento da marca para Agenda Edu – a agenda digital da educação. “Passaremos a ter um único aplicativo, mas sem perder a especificidade para cada segmento atendido, o que entendemos ser fundamental para o impacto pretendido com o uso da ferramenta”, explica.

“Hoje atendemos não só escolas de educação básica como escolas de idiomas e cursos livres. Assim, o amadurecimento do produto junto com a mudança do nosso branding, é o primeiro passo para o novo horizonte da ferramenta que passará a ter um foco ainda maior na gestão de engajamento dos atores na jornada educacional em diferentes ambientes de aprendizado”, finaliza Morais.

Benefícios

Com mais de 1 mil escolas parceiras, a Agenda Edu impacta diretamente a vida educacional de professores, alunos e responsáveis. Entre as instituições beneficiadas pela plataforma, o Colégio Farias Brito, do Ceará, conseguiu eliminar 100% o uso da agenda de papel do ambiente escolar e melhorar substancialmente o engajamento em seu ambiente escolar.

O uso da plataforma no segmento pré-escolar e educação infantil é mais intenso pelos professores e responsáveis, e as informações transacionadas geralmente giram em torno de assuntos sobre atividades, saúde e organização da vida dos alunos, dentro e fora da escola.

“Os responsáveis passam a participar mais da vida escolar dos alunos, acompanhando de forma mais próxima os primeiros passos educacionais dessas crianças, além de estreitar e melhorar o relacionamento com os professores e a equipe da escola, que por sua vez tem ganhos em logística, redução de custos, organização e gestão dos profissionais envolvidos no processo pedagógico”, conta Anderson Morais.

Já no segmento fundamental e médio, o aluno passa a ser o principal usuário e interessado, utilizando a ferramenta como um apoio no processo de aprendizado e organização. Os familiares recebem as informações sobre a rotina de aprendizado com mais facilidade. E para a escola, o ganho se dá por meio de indicadores que ajudam a traçar estratégias para melhoria de resultados e engajamento.