Aperfeiçoando o Marketing Digital do seu negócio em apenas 5 passos

Vinícius Fontes | 4 min read
Uma pesquisa realizada em 2018, através da We Are Social e Hootsuite, constatou o que, para muitos profissionais de marketing, já era realidade há um tempo: o Brasil é um dos únicos países do mundo onde a população gasta, em média, mais de nove horas por dia navegando na internet. Se a maioria da população está ativamente na internet, esse é o local mais propício para a sua empresa estar. É hora de aplicar o Marketing Digital com eficiência e trazer lucro para o seu negócio!

Passo 1: Entendendo o Marketing Digital

Para quem já ouviu falar nessa estratégia, mas não sabe ao certo o que ela significa, vamos esclarecer tudo neste artigo. Marketing Digital é a prática de ações online de marketing, com o objetivo de criar relacionamentos duradouros com o público, atrair novos clientes e agregar valor à marca e produtos. A característica principal desse jeito de fazer marketing é a de que, com a expansão da internet e tecnologias, esses objetivos são explorados em ambiente digital e online, com a ajuda de novas estratégias e ferramentas para potencializar os lucros da empresa.

Por exemplo, uma das grandes diferenças do Marketing Tradicional para o Marketing Digital é o fato de que na internet a comunicação é feita em via de mão dupla; diferentemente do tradicional, em que apenas as empresas falavam para o público, no ambiente digital o público tem voz, respondendo em tempo real a comunicação que o impacta. Dessa forma, consumidores estão cada vez mais aptos a opinar e amplificar suas opiniões sobre produtos e marcas.

Isso pode se tornar um saldo positivo para a empresa que trabalhar a estratégia de Marketing Digital com planejamento, cuidado e assertividade. Mas também pode ser negativa, caso a estratégia seja pensada de forma relapsa e sem aproveitar ao máximo todas as ferramentas e práticas que o Marketing Digital oferece. A seguir, veja mais sobre como aplicar o Marketing Digital à sua empresa, conheça as principais ferramentas disponíveis para uso e indicações de cursos na área.

Passo 2: Desenvolvendo a estratégia de Marketing Digital

Saber as premissas do Marketing Digital é uma coisa, saber como aplicá-las é outra totalmente diferente, que exige conhecimento de ferramentas e táticas. O Marketing Digital, por exemplo, é associado ao Inbound Marketing, uma estratégia que usa a jornada do consumidor para planejar e acompanhar as interações com seu público em quatro etapas: atrair, converter, vender e encantar. Para atingir o resultado em cada uma dessas etapas, se faz valer de outra estratégia, conhecida como Marketing de Conteúdo, que planeja e formata os conteúdos mais propícios para cada etapa e canal de comunicação - incluindo as redes sociais.

Para obter uma boa estratégia de Marketing Digital, você precisa conhecer seus fundamentos e elaborar um plano de marketing para a sua empresa. Esse plano deve contar com tópicos como:

  • Planejamento de metas e visão de mercado;
  • Planejamento de distribuição de conteúdo para redes sociais;
  • Planejamento para deixar seu site bem posicionado em pesquisas do Google, com um bom trabalho de SEO;
  • Criação, análise e monitoramento de campanhas no Google Adwords, Facebook e Instagram;
  • Campanhas de e-mail marketing.

Caso haja interesse em compreender mais detalhes dos tópicos acima, indico que se aprofunde através de cursos online e videoaulas que abranjam todos os detalhes mais específicos do Marketing Digital para que você desenvolva um plano bem elaborado para seu negócio.

Passo 3: Produzindo conteúdos persuasivos

De que vale um incrível planejamento de Marketing Digital se a execução não acompanhar sua grandiosidade? A comunicação no ambiente digital deve ser muito bem calculada, e é aí que entra o copywriting: a técnica de escrita persuasiva que traz vendas eficazes. Para produzir conteúdos e saber convencer um cliente é preciso dominar as palavras certas, o tom de voz correto, entre outras coisas fundamentais para transmitir uma mensagem com sucesso.

Passo 4: Traçando uma estratégia para Facebook

O Facebook é a rede social mais popular no mundo, com milhões de usuários, o que o torna o lugar perfeito para encontrar e atrair o público-alvo da sua empresa. Além de ser possível trabalhar a sua marca de forma orgânica, o Facebook também disponibiliza o uso de uma ferramenta para criar anúncios pagos. Com ela, é possível criar anúncios otimizados para um público específico, que tenha mais a ver com o produto que você queira oferecer, além de implementar técnicas de marketing digital usadas por empresas gigantes do mercado, como Submarino e Amazon.

Passo 5: Traçando uma estratégia para Instagram

Na mesma linha de raciocínio do Facebook, o Instagram é a segunda rede social mais usada em todo o mundo - e também merece um uso cuidadoso e planejado. Como o tipo de conteúdo a ser publicado nesta rede social é específico, é preciso criar um plano otimizado de conteúdo, de acordo com a sua estratégia de marketing digital e com o público que se pretende atingir, se tornando assim um líder no segmento, trazendo uma comunidade de fãs apaixonados pelo seu conteúdo.

Agora você tem as principais dicas e ferramentas para desenvolver um bom planejamento de Marketing Digital e alavancar os resultados da sua empresa. Não perca tempo, aprofunde-se no assunto e comece já a implementar estratégias de sucesso!

Share twitter/ facebook/ copy link