You've successfully subscribed to Polinize
Great! Next, complete checkout for full access to Polinize
Welcome back! You've successfully signed in
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Após pivotagem, Menyoo oferece ferramenta gratuita para gerenciamento online de cardápios

Após pivotagem, Menyoo oferece ferramenta gratuita para gerenciamento online de cardápios

Antes da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016, a preocupação em relação ao atendimento de estrangeiros era grande. Foi aí que nasceu a MenuQR, que traduzia cardápios e os oferecia em diferentes línguas através de QR codes afixados às mesas de bares e restaurantes. Passados os grandes eventos a empresa mudou o foco - e até o nome. Hoje a Menyoo, como passou a ser chamada, oferece uma ferramenta que leva os cardápios dos estabelecimentos aos grandes portais de maneira gratuita.

“Quando você pensa em comer fora, o que faz é buscar informações em locais como Google, Facebook, Foursquare. Ao buscar pelo estabelecimento, encontra informações como horário de funcionamento, horários, telefone de atendimento, até resenhas. Mas quase nunca o cardápio. O que fazemos é preencher essa lacuna. Quem busca o restaurante no Google vai ter o cardápio na mão”, explica Tiago Espejo, chefe de relacionamento e vendas da startup.

A ferramenta é integrada com sites de delivery como o iFood. Em janeiro de 2018 eram mais de 2.300 estabelecimentos estão cadastrados. A maior parte em São Paulo, mas também com um grande leque nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Santa Catarina, embora de maneira mais pulverizada.

Além de apresentar o cardápio original, a empresa também traduz as informações para outros idiomas. Há, ainda, uma preocupação especial com a acessibilidade: as informações estão adaptadas para serem acessíveis a pessoas com deficiência visual ou auditiva. Antes da mudança de foco, a empresa passou por aceleração no Sebrae.

O serviço é oferecido gratuitamente para os estabelecimentos. Para garantir a sustentabilidade do negócio, a equipe do Menyoo oferece ferramentas pagas de precificação e gestão para os clientes cadastrados. Os pacotes pagos contam, ainda, com opções como criação e agendamento de promoções.

“Quando criamos a empresa, em 2014, percebemos uma dor latente do mercado, mas sabíamos da mortalidade depois dos Jogos Olímpicos por que o número de estrangeiros cairia. Por isso a pivotagem. Hoje atendemos todo mundo e também os estrangeiros”, complementa Espejo.

Top stories in your inbox!