Rave App resolve problemas de sincronização, garante que usuários assistam às mesmas cenas ao mesmo tempo e ainda oferece um chat de bate-papo

Quem já viu um amigo partir para estudar no exterior ou teve primos se mudando de cidade sabe muito bem que poucas coisas têm mais capacidade de desgastar uma amizade ou um vínculo familiar do que a distância. Redes sociais oferecem uma maneira fácil de ficar a par da vida de outras pessoas e possibilita conversas frequentes, mas não conseguem reproduzir o gostinho proporcionado por uma conversa sobre um bom filme ou série.

Com o Rave, aplicativo que integra filmes, áudio e mensagens na mesma interface, a ideia de assistir a um filme ou série na Netflix “junto” com alguém que está do outro lado do oceano – ou apenas a alguns quilômetros - não é mais impossível.

Disponível para iOS e Android, Rave conecta smartphones e tablets permitindo que amigos assistam ao mesmo conteúdo em sincronia e, ao mesmo tempo, enviem mensagens de texto e voz um ao outro. Quer se trate de Netflix, YouTube, Vimeo, Reddit ou uma série de outras plataformas, os usuários podem interagir de forma rápida e fácil sem a necessidade de mudar de aplicativos.

"Nosso objetivo com o Rave foi criar um aplicativo que permitisse que as pessoas - sejam amigos, familiares ou aqueles que tivessem relacionamentos a distância - se sentissem mais próximos de seus entes queridos", disse Mike Pazaratz, diretor executivo da Rave Inc. “Com a Netflix a bordo, as pessoas separadas pela distância ainda podem assistir seus filmes ou séries favoritas e conversar como se estivessem sentados lado a lado no sofá. Eles só não precisam compartilhar a pipoca”.

Para proporcionar ainda mais uma experiência social, uma conferência do Rave permite que os usuários votem no que desejam assistir ou ouvir - por exemplo, se um grupo de amigos não puder concordar com a escolha do próximo filme, o aplicativo utilizará a democracia.

"Acreditamos que juntos é o novo sozinho", brinca Pazaratz. “Depois de se acostumar a curtir shows com amigos, você não vai querer outra coisa. É por isso que as pessoas vão ao cinema juntas - para compartilhar a experiência”.

O aplicativo vem se provando um grande sucesso entre os jovens brasileiros. Dos 10 filmes mais vistos no app, quase todos são filmes focados no público adolescentes, incluindo “Para Todos os Garotos que Já Amei”, “Sierra Burgess é uma Loser”, “A Barraca do Beijo” e “10 Coisas que Eu Odeio em Você”.

Quando se trata de séries, o público é quase o mesmo, com “Grey's Anatomy” liderando à frente de “Friends” e o desenho animado de Matt Groening para adultos “Disenchantment”. A inclusão do anime “Naruto”, que aparece em sexto, foge deste padrão.

Veja a lista completa abaixo:

Top 10 Filmes

  1. Para Todos os Garotos que Já Amei

  2. Sierra Burgess é uma Loser

  3. A Barraca do Beijo

  4. SPF-18

  5. O Pacote

  6. Simplesmente acontece

  7. 10 Coisas que Eu Odeio em Você

  8. 12 horas para Sobreviver: O Ano da Eleição

  9. Your Name

  10. Divertida Mente

Top 10 Séries

  1. Grey’s Anatomy

  2. Friends

  3. Disenchantment

  4. Atypical

  5. The Vampire Diaries

  6. Naruto

  7. Orange is the New Black

  8. Brooklyn Nine-Nine

  9. Teen Wolf

  10. Insatiable

Opinião
“Rave é uma ótima maneira de assistir séries, porque todos podem ver o mesmo episódio ao mesmo tempo em diferentes cidades ou países e ter uma conversa divertida sobre o que pode acontecer a seguir”, disse Robson Carlos que mora na Rocinha, no Rio de Janeiro. “Isso proporciona uma experiência mais interativa. Séries não são como filmes - você não pode ir ao cinema para assisti-las, então quando você tem a possibilidade de assistir com amigos que moram longe é ainda melhor”.

Realidade virtual
Além do iOS e do Android, o Rave também está disponível em realidade virtual (VR) no Google Daydream e no Samsung Galaxy Gear VR. "Estamos muito animados com nosso aplicativo de Realidade Virtual", diz Pazaratz. O RaveVR simula uma tela virtual do tamanho de um teatro, mantendo todos os recursos sociais do aplicativo móvel. "Temos orgulho de ser o primeiro aplicativo de RV que conecta usuários a amigos em celulares e tablets. Acreditamos que a realidade virtual deve ser mais social e é disso que se trata o Rave”.