You've successfully subscribed to Polinize
Great! Next, complete checkout for full access to Polinize
Welcome back! You've successfully signed in
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Argentina escolhe tecnologia goID da HID para oferecer a seus cidadãos o primeiro programa nacional de identidade digital do mundo

Argentina escolhe tecnologia goID da HID para oferecer a seus cidadãos o primeiro programa nacional de identidade digital do mundo

A HID Global®, líder mundial em soluções confiáveis de identificação, anunciou que o governo argentino selecionou sua solução de identificação do cidadão, HID goIDTM, para integrar ao aplicativo Mi Argentina a versão digital do Documento Nacional de Identidade obrigatório (DNI).

O trabalho conjunto entre a HID, o Ministério do Interior, Obras Públicas e Moradia, através do Registro Nacional das Pessoas (Renaper), e a Secretaria de Modernização permitirá que a Argentina seja o primeiro país do mundo a oferecer um documento de identidade verdadeiro contido em um aplicativo para celular voltado ao cidadão. Atualmente, 47 milhões de cartões DNI circulam no país, e uma legislação recente concedeu equivalência total para a versão digital do documento.

Desenvolvido pela Secretaria de Modernização, o aplicativo Mi Argentina guarda o DNI no celular e permite aos cidadãos, após o download em seu smartphone, a realização de trâmites como agendamentos e o acesso a informações de saúde e credenciais como a carteira de habilitação. Por meio da integração com a HID goID, as pessoas podem visualizar o DNI no dispositivo através do aplicativo Mi Argentina, mesmo sem ter acesso a internet.

"O governo argentino está liderando a iniciativa de trazer conveniência e segurança a seus cidadãos com a identidade móvel", afirma Juan José D'Amico, diretor do Renaper. "Esse aplicativo inovador é fácil de ser obtido e, segundo acreditamos, poderia ser o primeiro passo para digitalizar a identidade em todo o governo e, potencialmente, em outros países, nos próximos anos".

Os cidadãos que baixarem o aplicativo Mi Argentina podem solicitar o DNI digital em um dos postos de atendimento do Renaper, onde é realizada a autenticação da identidade. Após a verificação, o cidadão recebe um e-mail com um código para ativar seu DNI. Em caso de perda ou roubo do smartphone, as credenciais podem ser anuladas imediatamente, protegendo o cidadão contra possíveis roubos de identidade.

O DNI digital é armazenado de forma segura no celular do cidadão, garantindo seu acesso mesmo quando não há conexão com uma rede móvel ou Wi-Fi. Além disso, o armazenamento no telefone confere segurança extra para a plataforma de identidade móvel em geral, já que um eventual canal de retorno à base de dados central nunca é solicitado.

O Renaper emite um DNI para todos os cidadãos argentinos após o nascimento, com duas atualizações obrigatórias, entre os 5 e 8 anos e aos 14 anos. Já na vida adulta, o documento deve ser renovado a cada 15 anos.

"A HID Global está comprometida com a criação de soluções de identidade que sigam as mudanças normativas do século XXI", afirma Jessica Westerouen van Meeteren, vice-presidente e diretora administrativa da divisão de Identificação do Cidadão da HID Global. "Ao implementar nossa tecnologia, o governo argentino concede aos cidadãos acesso fácil e inovador a identidade por meio de uma experiência totalmente digital, do registro à emissão".

O Governo da Argentina já havia firmado uma parceria com a HID Global para atualizar o passaporte eletrônico segundo as normas da OACI para uma geração que fosse mais rentável e oferecesse mais segurança e melhor leitura de dados nas fronteiras. O sucesso dessa parceria prévia foi crucial para a decisão do governo de colaborar com a HID Global e implementar a solução de identidade móvel com tecnologia HID goID.

HID goID para um mundo mais conectado e seguro

A HID goID é uma plataforma de identidade móvel que promove um mundo mais seguro e conectado com base em uma tecnologia comprovada em campo, permitindo a emissão, o gerenciamento do ciclo de vida e a verificação de identidades móveis. Trata-se de uma solução personalizável que oferece bem mais funções que os documentos de identidade físicos tradicionais.