Argentina escolhe tecnologia goID da HID para oferecer a seus cidadãos o primeiro programa nacional de identidade digital do mundo

4 months ago

Por: Víctor Galvis González

 

A HID Global®, líder mundial em soluções confiáveis de identificação, anunciou que o governo argentino selecionou sua solução de identificação do cidadão, HID goIDTM, para integrar ao aplicativo Mi Argentina a versão digital do Documento Nacional de Identidade obrigatório (DNI).

O trabalho conjunto entre a HID, o Ministério do Interior, Obras Públicas e Moradia, através do Registro Nacional das Pessoas (Renaper), e a Secretaria de Modernização permitirá que a Argentina seja o primeiro país do mundo a oferecer um documento de identidade verdadeiro contido em um aplicativo para celular voltado ao cidadão. Atualmente, 47 milhões de cartões DNI circulam no país, e uma legislação recente concedeu equivalência total para a versão digital do documento.

Desenvolvido pela Secretaria de Modernização, o aplicativo Mi Argentina guarda o DNI no celular e permite aos cidadãos, após o download em seu smartphone, a realização de trâmites como agendamentos e o acesso a informações de saúde e credenciais como a carteira de habilitação. Por meio da integração com a HID goID, as pessoas podem visualizar o DNI no dispositivo através do aplicativo Mi Argentina, mesmo sem ter acesso a internet.

"O governo argentino está liderando a iniciativa de trazer conveniência e segurança a seus cidadãos com a identidade móvel", afirma Juan José D'Amico, diretor do Renaper. "Esse aplicativo inovador é fácil de ser obtido e, segundo acreditamos, poderia ser o primeiro passo para digitalizar a identidade em todo o governo e, potencialmente, em outros países, nos próximos anos".

Os cidadãos que baixarem o aplicativo Mi Argentina podem solicitar o DNI digital em um dos postos de atendimento do Renaper, onde é realizada a autenticação da identidade. Após a verificação, o cidadão recebe um e-mail com um código para ativar seu DNI. Em caso de perda ou roubo do smartphone, as credenciais podem ser anuladas imediatamente, protegendo o cidadão contra possíveis roubos de identidade.

O DNI digital é armazenado de forma segura no celular do cidadão, garantindo seu acesso mesmo quando não há conexão com uma rede móvel ou Wi-Fi. Além disso, o armazenamento no telefone confere segurança extra para a plataforma de identidade móvel em geral, já que um eventual canal de retorno à base de dados central nunca é solicitado.

O Renaper emite um DNI para todos os cidadãos argentinos após o nascimento, com duas atualizações obrigatórias, entre os 5 e 8 anos e aos 14 anos. Já na vida adulta, o documento deve ser renovado a cada 15 anos.

"A HID Global está comprometida com a criação de soluções de identidade que sigam as mudanças normativas do século XXI", afirma Jessica Westerouen van Meeteren, vice-presidente e diretora administrativa da divisão de Identificação do Cidadão da HID Global. "Ao implementar nossa tecnologia, o governo argentino concede aos cidadãos acesso fácil e inovador a identidade por meio de uma experiência totalmente digital, do registro à emissão".

O Governo da Argentina já havia firmado uma parceria com a HID Global para atualizar o passaporte eletrônico segundo as normas da OACI para uma geração que fosse mais rentável e oferecesse mais segurança e melhor leitura de dados nas fronteiras. O sucesso dessa parceria prévia foi crucial para a decisão do governo de colaborar com a HID Global e implementar a solução de identidade móvel com tecnologia HID goID.

HID goID para um mundo mais conectado e seguro

A HID goID é uma plataforma de identidade móvel que promove um mundo mais seguro e conectado com base em uma tecnologia comprovada em campo, permitindo a emissão, o gerenciamento do ciclo de vida e a verificação de identidades móveis. Trata-se de uma solução personalizável que oferece bem mais funções que os documentos de identidade físicos tradicionais.

Comments?