Sobre Newsletter Torne-se um polinizador Mural de vagas Eventos Politalks Polissocial
Sign-in
/ Edtech

Árvore de Livros chega à rede pública de Manaus com sistema inovador

  • Gabriel Gomes

    Gabriel Gomes

    Gerente de Conteúdo da Árvore de Livros, a maior plataforma de leitura digital para escolas do país. Mais do que uma biblioteca digital, somos um serviço de apoio pedagógico completo.

    More posts by Gabriel Gomes.
    Gabriel Gomes

Evento de lançamento marca a chegada da plataforma de leitura ao município

O auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Manaus recebeu, na tarde desta segunda (23/07), o evento de lançamento da Árvore de Livros, plataforma de leitura digital, nas escolas da rede municipal. A parceria surgiu a partir do desejo da rede de ampliar o uso das novas tecnologias para o desenvolvimento de uma educação municipal de qualidade.

A Árvore foi apresentada juntamente com o site ‘Reconstruindo Saberes’, outra aposta tecnológica da Secretaria voltada para professores. Estavam presentes figuras importantes da área da educação local, como Kátia Schweickardt, secretária de educação, Euzeni Trajano, subsecretária de Gestão Educacional, e Marcionília Bessa, diretora do Departamento de Gestão Escolar de Manaus.

“Hoje é um dia bastante alegre para todos nós. A Árvore de Livros vem democratizar o acesso aos inúmeros títulos da literatura brasileira, desenvolvendo nos alunos o gosto pela leitura e da forma que eles estão mais acostumados, que é utilizando os meios digitais”, destacou Kátia (foto).

KATIA-RRA_0053

Kátia Schweickardt falando sobre as novas tecnologias educacionais de Manaus. Foto: Lton Santos

Tecnologia Educacional: inovação para gerar acesso

Até este projeto, a Árvore de Livros funcionava majoritariamente de forma online, isto é, as escolas parceiras precisavam de internet para acessar a plataforma em computadores. A solução até então era acessar o acervo através do nosso aplicativo oficial instalado nos celulares ou tablets, baixarem os livros e lerem sem internet. Já em Manaus, criamos uma estrutura em conjunto com a secretaria para disponibilizar a Árvore nas escolas sem nenhuma necessidade de internet, ou seja, não será necessário o download de nenhum arquivo. Através da rede local, com os computadores ou tablets das escolas, os alunos poderão ler totalmente offline.

Como o sistema funcionará na prática? A Árvore terá um aparelho receptor no servidor (parte física dos computadores que armazena os dados necessários para que tudo funcione) local. Este servidor receberá e transmitirá as informações de uso da plataforma diretamente dos dispositivos em uso para manter os relatórios de leitura atualizados e permitir o acesso aos livros por parte dos usuários.

joao

João Leal, CEO da Árvore de Livros, apresenta a plataforma em evento da SEMED

A Árvore de Livros nas escolas

Com esta iniciativa, a Árvore de Livros atenderá 115 escolas municipais, impactando aproximadamente 51 mil alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e aproximadamente 1000 professores. Além de realizar uma capacitação inicial com treinamento para todos, iremos acompanhar o projeto ao longo de todo ano, com apoio de uma equipe local fazendo o trabalho junto às escolas. A meta é ampliar o acesso logo que possível, abrangendo também todo o Ensino Fundamental I.

Um ponto de destaque é que serão atendidas 30 escolas rurais, isto é, em regiões ribeirinhas ou de beira de estrada. Esses locais enfrentam maiores dificuldades de acesso e por isso a chegada da Árvore representa uma grande salto no uso de tecnologia educacional local.

Nosso acervo, com mais de 10 mil títulos, estará à total disposição dos alunos e educadores para ser trabalhado em sala de aula e também em casa.

imageLikeEmbed2
Gráfico que mostra como será a chegada da Árvore de Livros nas 115 escolas manauaras, divididas por região.

Leitura digital: uma nova porta se abre

Como conectividade ainda é um grande problema no Brasil, conforme aponta pesquisa do IBGE deste ano, a nova estrutura tecnológica aplicada na rede pública de Manaus abre uma nova porta. A partir desta novidade, torna-se possível que esse modelo seja replicado para outros lugares com barreiras semelhantes, ampliando muito as possibilidades da Árvore de Livros de levar a leitura a locais que a internet ainda não chegou.

Cenário brasileiro: o uso da internet nas escolas

Quer entender melhor como as escolas brasileiras fazem uso da internet? Acesse gratuitamente o infográfico que preparamos sobre o tema clicando aqui.

banner_inferior2

Gabriel Gomes

Gabriel Gomes

Gerente de Conteúdo da Árvore de Livros, a maior plataforma de leitura digital para escolas do país. Mais do que uma biblioteca digital, somos um serviço de apoio pedagógico completo.

Read More
Árvore de Livros chega à rede pública de Manaus com sistema inovador
Share article