Autoestima alta é gasolina na fogueira para empreendedores

5 months ago

Meu amigo empreendedor, esteja pronto para falhar.

É triste mas é fato. A maioria de suas ideias não serão bem sucedidas.

Você vai errar uma, duas, três, 50 vezes até acertar. Mas quando você chegar lá, vai ser incrível.

Acontece que antes de estourar o champanhe, você vai precisar de algo fundamental para todos estes momentos de baixa: a sua autoestima.

Você pode ter sócios sensacionais; uma família que dá suporte; a melhor rede de contatos, mas, no fim do dia, é com você mesmo que terá de contar caso queira construir um negócio de sucesso.

E esta força interior tem de estar muito bem embasada dentro de você. Por isso a sua autoestima é fundamental.

Como essa chama interior certamente vai passar por momentos de fraqueza, separei algumas dicas que podem ajudá-lo nesse caminho:

1. Valorize suas vitórias

Você não deve ficar chorando sobre o leite derramado quando errar. Em vez disso, avalie os aprendizados do fato. O verbo que precisa se concentrar quando errar é “aprender”.

Relembre-se dos seus sucessos, até dos pequenos, e não os deixe passar em branco.

2. Considere ter um mentor

Conhecer a si mesmo é essencial, mas o olhar de uma pessoa experiente também pode ajudá-lo a entender mais sobre os seus pontos fortes e fracos.

Um mentor não vai aumentar sua autoestima de uma hora para outra, mas seus conselhos e visão poderão trazer clareza e confiança para o seu trabalho.

3. Busque a história de outros empreendedores

Não importa o quão difícil seja a situação por que você está passando: provavelmente, não é a primeira nem a última pessoa a enfrentá-la.

Vá atrás da história dos empreendedores que você mais admira.

Se olhar por cima, você vai encontrar apenas as histórias daqueles que venceram com ótimas ideias.

Entretanto, ao se aprofundar em suas biografias, descobrirá os momentos de conta estourada e descrença. Lembre-se que até Steve Jobs já foi até demitido da própria Apple.

4.Não seja um perfeccionista

O perfeccionismo é inimigo do tempo. E tempo é dinheiro. Falhe rápido, aprenda com seus erros e faça de novo com confiança.

Assim você gira a roda do seu progresso.

5. Ajuste sua autoimagem

É importante estar em contato com todos os seus “eus” que irão surgir nesta jornada. Caso o sucesso venha antes do esperado, mantenha os pés no chão. Não há bonança que não seja seguida de tempestades.

E boa sorte!

Vinicius Aguiari

Published 5 months ago