Baduk marca presença no Websummit

16 days ago

Por Ana Lígia Mazzaferro Basilio de Sousa para Polinize

Segundo um relatório da Global Fintech Hubs Federation e da consultoria Deloitte, apesar da grande concentração de Fintechs ainda ser nos Estados Unidos, o Brasil tem ocupado uma posição de protagonista na América Latina. Da solução de problemas simples à transparência das transações bancárias, as Fintechs tem como objetivo principal democratizar e simplificar o mercado financeiro, esse é o motivo de tanto sucesso.

Mas ainda assim, o maior desafio é conquistar a confiança das pessoas no início de suas operações. Para entender melhor os desafios e potenciais de uma Fintech no começo de sua jornada, conversamos com o André Szapiro, estudante de Administração de Empresas da FGV que está desenvolvendo uma Fintech e já está expondo seu projeto no Web Summit 2019.

Conte sobre um pouco sobre você e a ideia da Baduk

Meu nome é André Szapiro, tenho 19 anos e estudo administração de empresas na FGV. Desenvolvemos uma fintech de análise alternativa de crédito para as pessoas da economia informal, ou seja, nosso objetivo é inserir no mercado de crédito um grupo de 39 milhões de pessoas que é deixado de lado pelo sistema financeiro não porque são mal pagadores, mas sim porque faltam dados (uma vez que transacionam muito em dinheiro, e não geram dados financeiros que são analisados pelos bancos). Nosso objetivo é gerar dados alternativos através de uma análise psicológica e comportamental para separar o bom e o mal pagador desse mercado, e assim dar acesso ao crédito. Minha motivação é a geração de impacto na vida dessas pessoas, que podem ser enormemente beneficiadas com empresas como a nossa. Hoje, estamos indo para o terceiro ciclo de aprendizagem do MVP. No primeiro ciclo, focamos em validar a demanda, no segundo, validamos o caminho do cliente, e agora estamos buscando tracionar o negócio.

Como você enxerga os próximos passos para seu negócio?

Meu objetivo é conseguir tracionar a empresa e melhorar o modelo de análise de crédito cada vez mais e inserir as mais de 2 bilhões de pessoas mundialmente excluídas no sistema financeiro.

Qual sua estratégia de expansão e crescimento?

Nossa estratégia de expansão hoje é através das redes sociais e através das indicações de nossos clientes, acreditamos que o boca a boca é a estratégia mais efetiva de marketing. Em relação ao mercado brasileiro, é um mercado que vêm passando por uma grande transformação devido as fintechs, mas mesmo assim, ainda é muito pouco explorado e existe um grande potencial e uma grande gama de possibilidades para oferecer serviços de qualidade, principalmente para o público informal.

Quais são seus desafios como Fintech?

Meu principal desafio hoje é conseguir fundos, uma vez que por se tratar de micro empréstimos para gerar dados, precisamos de um montante significativo de dinheiro para conseguir gerar dados significantes. Mas ao mesmo tempo, diversos investidores gostariam de ver a empresa com mais tração antes de entrar com fundos.

Qual seu objetivo em expor no Web Summit 2019?

Meu objetivo no Web Summit é crescer minha rede de contatos e estar a par das inovações e disrupções que estão ocorrendo ao redor do mundo, além de ficar atualizado nas tendências e nas tecnologias inovadoras que estão lançando.

Conheça a Baduk: https://www.baduk.vc

Polinize

Published 16 days ago