Baianos preferem tentar resolver seus problemas sozinhos do que lidar com serviços de atendimento ao cliente, revela estudo

9 days ago

Pesquisa elaborada pela Freshworks mostra que os habitantes da Bahia geralmente tem que esperar de 2 a 10 dias para a resolução de uma queixa

O conceito de “Do It Yourself” (faça você mesmo, no inglês) está cada vez mais passando de ser somente uma tendência para virar algo tangível, tanto globalmente quanto no Brasil. Para além de confecções e construções, as pessoas estão cada vez mais literalmente pondo a mão na massa, e assim, tendo uma resolução mais imediata de seus problemas.

Quando as pessoas enfrentam problemas em um serviço ou produto, geralmente entram em contato com o serviço de atendimento ao cliente (SAC), e, muitas vezes, a partir daí dá-se início a uma odisseia. Por isso, cada vez mais os consumidores estão recorrendo a tentar resolver o problema por eles mesmos e, entre os mais proativos nessa questão estão os baianos, segundo o estudo “Novas regras de engajamento do consumidor - Brasil”, idealizado pela Freshworks, fornecedora líder de software de interação com o cliente baseado na nuvem, em parceria com a Toluna, uma provedora líder de insights de consumidor para a economia sob demanda.

A pesquisa, que entrevistou mais de mil consumidores em seis estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul), mostrou que 62% dos baianos são os que mais buscam a solução online dos problemas por eles mesmos, contra 55% dos mineiros, 56% dos paranaenses, 52% dos cariocas, 61% dos gaúchos e 55% dos paulistas. A média entre os estados pesquisados ficou em 56%.

Esperando muito tempo
A pesquisa também procurou saber outros hábitos dos consumidores e entre eles, descobriu que a grande maioria dos baianos (53%) tem que esperar de dois a dez dias para que seu problema seja resolvido, contra apenas 19% que têm seu pedido ou reclamação  solucionados no mesmo dia. Para 28% o período para que a questão seja encerrada é de mais de um mês.

“Como na Bahia o serviço de atendimento ao cliente tem muito a melhorar, as empresas que souberem aproveitar este espaço sem dúvida poderão conquistar rapidamente o coração dos baianos. A Freshworks possui soluções neste sentido que podem ser implementadas rapidamente”, afirma Anand Venkatraman, vice-presidente de parcerias da Freshworks.

Carlos Silva

Published 9 days ago