Por que (e como) criar um blog para seu e-commerce

Por Eduarda Delavy, analista de conteúdo da HostGator Brasil

Muito antes da internet, as pessoas procuravam informações em jornais e revistas. Hoje, podemos encontrar conteúdos em sites de notícias, redes sociais e blogs.

Os blogs já não são mais apenas diários virtuais com as novidades do cotidiano. Vimos crescer a profissão do blogueiro profissional, mas mais do que isso, vimos empresas criando e distribuindo informações relevantes para os consumidores através dos blogs.

Como um e-commerce pode entrar nesse mundo e criar um blog de sucesso? Reuni neste artigo o passo a passo essencial para embarcar nessa jornada.

Por que investir em um blog?

Para as empresas, investir em um blog significa apostar em estratégias de marketing de conteúdo. Segundo a pesquisa Content Trends 2018, o marketing de conteúdo traz 2,6 vezes mais visitas a um site — por isso, 73% das empresas dizem usar essa estratégia.

Além de ser um canal para criar conexões relevantes com clientes, um blog também:

Como criar um blog para seu e-commerce

Produzir conteúdo para a internet não é apenas sentar e escrever. Antes, é preciso definir alguns objetivos e fazer um planejamento, que envolve até a estrutura de hospedagem dos conteúdos. Alguns pontos fundamentais estão listados abaixo:

1) Hospedagem do blog
Você não precisa contratar uma nova hospedagem para criar o blog do seu e-commerce — que está, ele mesmo, hospedado em um servidor. De toda forma, é importante verificar se o ambiente atual pode suportar todos os novos conteúdos.

Verifique se a sua loja virtual está otimizada e como está a velocidade de carregamento. Converse com o suporte técnico para entender se a hospedagem atende às demandas.

Para que o seu blog direcione o tráfego para a sua loja virtual, é importante que ambos estejam na mesma estrutura de hospedagem. De preferência, usando o mesmo domínio. Crie o blog do seu e-commerce em um diretório, no formato “minhalojavirtual.com.br/blog”. Consulte o suporte técnico da hospedagem, caso precise de ajuda.

2) Defina um objetivo e conheça seu público
Verificada a parte técnica, vá para o plano de ação. Ter claros os seus objetivos com os conteúdos é o caminho para criar um blog de sucesso. Pense: como você quer gerar tráfego para o site? Quais produtos ou serviços você quer divulgar?

Você também precisa conhecer seu público. Todo o conteúdo deve ser criado pensando nessas pessoas — que são as suas “personas”. Estude qual é o perfil social de quem acessa o blog, quais são seus interesses e quais são as principais necessidades.

3) Selecione os temas para publicar
Com todas as informações anteriores, você já consegue começar a definir os temas para abordar no blog. Explore bem todas as vantagens dos produtos e serviços que oferece no e-commerce. Crie uma lista de temas relevantes e os distribua num plano de conteúdo.

Esse plano é um calendário editorial que, além de auxiliar você a manter em dia os materiais, também evita “bloqueios criativos” quando tiver dúvidas de qual conteúdo criar. Defina no calendário editorial informações importantes: datas de publicação, prazos para a produção do conteúdo, temas de conteúdos, palavra-chave e data de divulgação.

4) Crie conteúdos otimizados para o Google
Se o objetivo de criar um blog para um e-commerce é ser encontrado na internet, atente-se para os quesitos de ranqueamento das pesquisas no Google. Comece a produzir os conteúdos seguindo os critérios de otimização, o conhecido SEO. Considere:

5) Construa sua própria lista de contatos
Disponibilize uma área para inscrição, assim você cria a sua própria rede de contatos com pessoas que estão realmente interessadas no seu conteúdo. Jamais compre listas, muitas vezes elas vêm com e-mails antigos, inexistentes ou pessoas não interessadas.

Com a lista certa, você pode encaminhar e-mails periódicos com o seu conteúdo, pode oferecer algo exclusivo ou adicional somente para quem assina, além de fazer pesquisas de satisfação com os clientes do e-commerce.

6) Divulgue o seu blog
Além das estratégias de SEO para o ranqueamento nas pesquisas do Google, você também deve investir em divulgação em outras mídias, como o Facebook, Twitter, Instagram e outras redes sociais. Assim como faz naturalmente para o seu e-commerce.

O benefício das redes sociais é a grande abrangência que elas oferecem. É possível alcançar mais pessoas interessadas no conteúdo e nos produtos vendidos em sua loja.

Lembre-se também de que a tarefa não para após criar um blog para o seu e-commerce. Para ter sucesso é preciso acompanhar todos os resultados. Além disso, não deixe de testar coisas novas. Os testes são um medidor do conteúdo com melhor performance.

Sobre a HostGator

A HostGator, provedora mundial de hospedagem de sites e serviços para presença online, foi fundada em outubro de 2002 nos Estados Unidos. Conta com um escritório no Brasil, em Florianópolis (SC), há mais de dez anos. Inserida no Grupo Internacional Endurance, a empresa tem forte atuação na América Latina, EUA, Índia, China e Rússia.

Dialetto Comunicação

Published 23 days ago