polinize, state of tech.

#beenews


Agrotech Autotech Co-working E-commerce Edtech Energia Eventos Foodtech Games Healthtech Lawtech Mediatech Serviços

Bovcontrol comemora crescimento de 5% por semana em número de usuários

Mais de 35 mil rebanhos bovinos em todo o mundo estão sendo monitorados pela tecnologia da Bovcontrol. E esse número não para de crescer.

A empresa calcula um crescimento semanal de 5% na base de usuários que usam o aplicativo, disponível para aparelhos com sistema Android (a versão para aparelhos com sistema iOS está prevista para o segundo semestre de 2018). O objetivo é chegar a 2020 com 20% do market share do setor, uma fatia 4 vezes maior que a atual.

O designer Marcelo Murachovsky, responsável pelo marketing da empresa, conta que a Bovcontrol nasceu em 2013, a partir de uma necessidade específica de um dos sócios fundadores, Danilo Leão, que hoje é o CEO da empresa. Essa necessidade específica, mais tarde, se mostrou mais comum do que o imaginado inicialmente.

“O Danilo e a família viviam na cidade, mas ele cresceu visitando as fazendas do pai, e via a dificuldade que havia para cuidar do que acontecia por lá com a produção de leite. Então ele pensou em fazer algo para ajudar a cuidar dessa demanda. Depois que começou a formatar esse negócio, percebeu que havia muito mais gente com problemas parecidos”, conta.

Segundo Murachovsky, a “empresa nasceu de uma necessidade pessoal, mas foi criada para ser global, para cuidar de uma realidade que é variável, mas tem muitos pontos comuns em qualquer lugar”. Em menos de 3 anos já eram mais de 20 mil produtores rurais usando o aplicativo em todo o mundo.

Depois de passar por programas de aceleração no Brasil e no exterior, a empresa ganhou espaço e atingiu mercados em todos os continentes “exceto na Antártida, pois lá não tem vaca”, afirma Murachovsky. Hoje, cerca de 50% dos clientes estão no Brasil. Outros mercados fortes são os demais países da América Latina e América Central e os Estados Unidos. As principais concorrentes são empresas de países como Argentina, Uruguai, Colômbia, Austrália e EUA. Fundada no Brasil, a Bovcontrol, hoje, está sediada no Vale do Silício, na Califórnia (EUA).

“Uma das grandes razões para ter escritório no Vale do Silício é a inovação. Fazemos parcerias com outras empresas, com universidades. Temos diversas iniciativas por aqui focadas em trazer o estado da arte da tecnologia para a pecuária”, complementa Murachovsky.

Para 2018, uma das principais novidades é o lançamento de uma funcionalidade que vem sendo desenvolvida em parceria com uma empresa ligada à NASA, a Agência Espacial Americana. Contando com monitoramento via satélite, o aplicativo Bovcontrol vai oferecer um gráfico com três cores: verde, amarelo e vermelho, que indicará os melhores locais para posicionamento dos animais para pastagem, de acordo com a qualidade do capim em cada um dos espaços.

“Essa ferramenta já está sendo testada por alguns usuários. Ela nasceu de uma funcionalidade complexa, que exige superposição de informações, mas procuramos trazer para o usuário de forma simples e objetiva. Dizer: 'coloque os animais aqui, e não ali'. Queremos descomplicar a linguagem. Em breve todos os usuários poderão ter acesso a isso”, destaca o designer.



comments powered by Disqus

Receba notícias no seu email!



Copyright © 2018 - polinize, state of tech.
W3C optimized - CC License.