De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte evitável no planeta, sendo considerado, portanto, um problema de saúde pública. Estima-se que cerca de 200 mil pessoas morram todo o ano no Brasil em decorrência do fumo.

Segundo pesquisa realizada pela Toluna, fornecedora líder de insights do consumidor para a economia sob demanda, o mercado do tabaco no Brasil movimenta aproximadamente 500 milhões de reais vindo diretamente dos compradores. A pesquisa, realizada com 1004 pessoas, mostrou que os fumantes brasileiros gastam em média R$ 26 por mês com cigarros e quando multiplicamos esse valor pelo número de fumantes no Brasil que, segundo pesquisa da OMS é de cerca de 18 milhões de pessoas, temos esse valor bilionário.

O problema em parar de fumar
A mesma pesquisa também focou em hábitos dos fumantes e na vontade em parar de fumar. Entre os respondentes 47% afirmaram que fumam atualmente ou já fumaram em algum momento de suas vidas. Entre as pessoas que continuam com o hábito, 85% delas querem parar. Já as pessoas que pararam de fumar disseram que o principal motivo (54%) foi o medo de ter um problema de saúde, sendo que a alternativa "ter melhor condicionamento físico" ficou em segundo lugar (20%).

Confira mais números da pesquisa neste link: http://tolu.na/l/a7WNn8k2M

O estudo foi realizado no dia 28 de agosto de 2018 com 1004 pessoas das classes A, B e C, segundo critério de classificação de classes utilizado pela Abep – Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa, onde pessoas da classe C2 tem renda média domiciliar de R$ 1.625 por mês.