You've successfully subscribed to Polinize
Great! Next, complete checkout for full access to Polinize
Welcome back! You've successfully signed in
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Café reúne influências do Sul de Minas e Austrália em ambiente "familiar"

Café reúne influências do Sul de Minas e Austrália em ambiente "familiar"

Há cerca de dois anos no mercado de Santa Rita do Sapucaí (MG), Pazar Café esbanja autenticidade em combinação de inspirações regionais e internacionais

Recém chegada de um intercâmbio na Austrália, a empresária Marina Mazini deixou a carreira corporativa na área de contabilidade para empreender em Santa Rita do Sapucaí (MG). Natural de Pouso Alegre, cidade vizinha, ela escolheu a cidade de 40 mil habitantes conhecida como Vale da Eletrônica para empreender, graças ao seu cenário criativo, único na região, e certamente Brasil afora. Com seus diversos eventos, festivais, startups de tecnologia, além da fama de destino descolado, Santa Rita tem uma população que ama café de qualidade e atrai visitantes que formam um público apaixonado por “coffee shops” e experiências memoráveis. Foi lá que Marina iniciou o Pazar Café, há pouco mais de dois anos.

“Eu morava em Sydney (capital da Austrália) e lá tem muitas cafeterias, há muito espaço legal, cada um com as suas diferenças, cada um com seu estilo de café. Foi lá que realmente conheci essa cultura. Antes eu pensava, vou tomar um café, um expresso, e vou embora. Na Austrália eu comecei a ver a o café além da bebida, mas do ambiente, da experiência”, destaca a empreendedora. “Comecei a estudar café por hobby e por achar esse nicho de mercado interessante. Fiz vários cursos no Coffee Lab, em São Paulo. Já era praticamente barista, mas sem atuação, até que resolvi empreender”. À frente do Pazar Café, ela combina um ambiente descolado, que reúne as tradições da cidade de Santa Rita e do Sul de Minas com elementos ‘hipster’ de Sydney, capital australiana, de onde também tirou inspiração, além de um atendimento pessoal, quase "familiar", com ela mesma afirma.

Fachada do Pazar Café, em Santa Rita do Sapucaí (MG)

“Quero sempre privilegiar o café do Sul de Minas, que é excelente”, pontua Marina. Além da tradicional máquina de "espresso" e da prensa francesa, o cliente do Pazar pode optar pelo café coado na hora, com mini coadores individuais. Seu cardápio inclui também itens como seu já famoso "chá latte" (café com hortelã natural e leite cremoso), sucos, tortas, doces e drinks à base de café, como o Cappuccino Irlandês, feito com o legítimo Jameson - este último, popular nos happy hours que realizava no local até o início da pandemia. O Pazar também oferece semanalmente a “Quinta Vegana”, com opções de salgados e bolos veganos, feitos sem nenhum ingrediente de origem animal.

“Café é isso”, destaca. “É você sentar, conversar. Tudo é feito com carinho, com um contato muito próximo ao cliente. Aqui é como se fosse uma casa, por isso acho muito importante esse contato mais familiar. Isso combina comigo e com o clima da cidade”. O nome Pazar, aliás, veio de um restaurante onde Marina trabalhou em Sydney. “Era um ambiente de trabalho maravilhoso, todo mundo unido. Ele representou para mim uma mudança de vida. É uma palavra que me traz muitas lembranças boas”, completa.

Com a chegada da pandemia do Coronavírus, o Pazar foi um dos primeiros estabelecimentos de Santa Rita a abraçar publicamente a causa de ajudar a reduzir o fluxo de pessoas nas ruas da cidade. A cafeteria adotou um modelo de entrega gratuita na região central onde se localiza, e disponibilizou canais online para atender aos pedidos. Com a reabertura gradual do comércio local, o café já está funcionando com adaptações e medidas de segurança rígidas - muitas delas inspiradas no modelo australiano de lidar com o distanciamento social.

O Pazar Café está localizado na Alameda das Flores, na Praça Santa Rita (Rua Cesário Alvim, 18 - Centro).

Fontes: Fonte: Projeto Empreendedores De Fibra Vivavox / Instagram Pazar / Café Jornal Empório de Notícias

Top stories in your inbox!