Sobre Newsletter Torne-se um polinizador Mural de vagas Eventos Politalks Polissocial
Sign-in
/ Edtech

Canvas: Plataformas EAD e o desafio de não ser um obstáculo para os professores

  • Polinize

    Polinize

    Nossa missão é dar às startups um espaço para compartilhar suas inovações, tornando-as acessíveis e conectadas

    More posts by Polinize.
    Polinize

Empresa dos Estados Unidos chega ao Brasil com objetivo de facilitar o ensino de acordo com as necessidades do país

Por Naiara Araújo

O avanço do Ensino a Distância (EaD) é um caminho sem volta no Brasil. Os dados mais recentes do Ministério da Educação mostram que esse modelo cresceu 50% entre 2010 e 2015. Com isso, novas tecnologias chegam ao mercado a cada ano, ao mesmo tempo que as necessidades das instituições de ensino crescem e o número de usuários aumenta.

O cenário é otimista para quem investe em plataformas que possibilitam esse modelo de ensino, mas existe o desafio de ser um facilitador e não um problema para os protagonistas desse segmento: os professores e os alunos.

Com tantos obstáculos que já existem no dia a dia de quem trabalha com educação, qualquer nova proposta deve ser intuitiva e funcional. O Canvas, que começou a atuar no mercado brasileiro em 2016, acredita nessa linha de raciocínio. “Como plataforma educacional o objetivo é apoiar educadores e alunos na prática do ensino e aprendizagem fazendo com que a tecnologia se torne ‘invisível’ e ajude ao invés de atrapalhar”, diz Lars Janér, diretor do Canvas para América Latina.

Canvas no mercado brasileiro

O Canvas chega ao Brasil com a proposta de oferecer um Learning Management System (LMS), ferramenta que permite a entrega de cursos online e gestão do ensino de modo geral. No mundo, cerca de 20 milhões de usuários já usaram a plataforma.

No mercado brasileiro, o Canvas tem o objetivo de oferecer ferramentas que possam ajudar nos desafios da educação. “A grande novidade é que agora também oferecemos uma plataforma de vídeo integrada, chamada Arc, lançada recentemente nos EUA”, conta Janér.

Eles acreditam que com as soluções que oferecem será possível encurtar as distâncias do país e aumentar a capacitação dos professores por meio do compartilhamento do ensino de qualidade. “O professor deve continuar sendo peça fundamental da equação, mesmo que em algumas situações aja como facilitador da aprendizagem”, diz Janér.

As necessidades do país

Como no Brasil o acesso a computadores não é tão grande como em outros países, os aplicativos móveis do Canvas devem ajudar a superar esse problema. De acordo com o diretor da empresa na América Latina, a evolução desse modelo de ensino deve vir nos próximos anos com o uso de dispositivos móveis.

Os desafios do EAD mercado brasileiro

No Brasil, os principais clientes que buscam esse tipo de solução são universidades, escolas do ensino básico e fundamental, cursos online, cursos de extensão, hospitais e empresas que lidam com ensino e treinamento. Segundo Janér, o crescimento do EaD esbarra em questões de servidores e banda, mas um diferencial do Canvas é que a plataforma funciona na nuvem e por isso suporta crescimento elevado sem problemas de infraestrutura das instituições.

“O principal desafio tem sido mesmo convencer as instituições de que o investimento em um LMS na nuvem, moderno, escalável e fácil de usar acaba sendo mais barato e mais rentável do que as opções gratuitas que exigem infraestrutura e limitam o crescimento e a adoção”, explica Janér.

De acordo com o diretor do Canvas, o uso da tecnologia tem um potencial enorme em um país carente como o Brasil. “O acesso à educação de qualidade utilizando plataformas online pode ser um divisor de águas, ainda mais quando se considera que as novas gerações estão habituadas a consumir conteúdo online”, afirma Janér.

Público-alvo: empresas e instituições de ensino.
Tipo de solução: plataforma para EaD.

Polinize

Polinize

Nossa missão é dar às startups um espaço para compartilhar suas inovações, tornando-as acessíveis e conectadas

Read More
Canvas: Plataformas EAD e o desafio de não ser um obstáculo para os professores
Share article