You've successfully subscribed to Polinize
Great! Next, complete checkout for full access to Polinize
Welcome back! You've successfully signed in
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.

Central 156 recebeu mais de 8,5 mil pedidos de informações e solicitações sobre coronavírus

Além das orientações a respeito da Covid-19, foram incluídos no canal em março dados sobre o Estar Eletrônico, Campanha de Vacinação contra a Gripe e PSS da Saúde

Mais de 13% dos pedidos de informações que a Central 156 recebeu ao longo do mês de março foram relacionados ao coronavírus. Das cerca de 40 mil informações repassadas pelos atendentes do serviço, mais de 6,2 mil foram sobre a prevenção da Covid-19. Entre as solicitações, outras 2,3 mil relacionadas ao tema.

Além do coronavírus, neste mês, o serviço passou a atender demandas de informações sobre o recém-implementado Estar Eletrônico, o lançamento da Campanha de Vacinação contra a Gripe e o Processo Seletivo Simplificado (PSS) para profissionais de saúde. Se considerados apenas esses temas, a pandemia concentrou mais de 77% das novas demandas. O canal de contato da população com a Prefeitura de Curitiba contabilizou mais de 1,4 mil registros sobre a campanha de vacinação, 600 sobre o Estar Eletrônico e 500 referentes ao PSS da Saúde.

"No mês de março foram registradas muitas chamadas sobre os serviços essenciais e seu funcionamento durante a pandemia. Outro tema recorrente foi a preocupação com a circulação de idosos e com as pessoas em situação de rua, por isso, a estrutura da Prefeitura de Curitiba e a Central 156 estão preparadas para orientar a população", diz Ozires de Oliveira, coordenador de Atendimento ao Cidadão do Instituto das Cidades Inteligentes (ICI).

Além do contato via telefone, os moradores da cidade ainda contam com o atendimento por meio do aplicativo Curitiba 156, que já soma 3,7 milhões de registros desde o início de seu funcionamento. "Neste momento de dúvida, é importante ressaltar para a população que os serviços básicos também podem ser registrados nos canais digitais. Isto gera maior comodidade ao usuário que está em quarentena e também dinamiza o fluxo do atendimento telefônico para as situações prioritárias", esclarece Oliveira.

Atualmente, o aplicativo Curitiba 156 conta com mais de 67 mil usuários ativos, número correspondente às pessoas que fizeram download do app para smartphones nas versões Android ou iOS. O serviço também está disponíveis no portal central156.org.br e chat.

Sobre o ICI

O ICI – Instituto das Cidades Inteligentes é uma organização criada em 1998, com atuação em todo o território nacional, referência em pesquisa, integração, desenvolvimento e implementação de soluções completas de TIC para a gestão pública. Mais informações: www.ici.curitiba.org.br.

Top stories in your inbox!