You've successfully subscribed to Polinize
Great! Next, complete checkout for full access to Polinize
Welcome back! You've successfully signed in
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Cidade mineira tem plano inovador para aumentar felicidade da população

Cidade mineira tem plano inovador para aumentar felicidade da população

O FIB (Felicidade Interna Bruta) é um novo indicador da ONU (Organização das Nações Unidas) criado como uma forma de complementar as medidas já tradicionais, como o PIB (Produto Interno Bruto), para medir o desenvolvimento de uma nação. Dentro do contexto de uma cidade, Santa Rita do Sapucaí, no sul de Minas Gerais, ganhou uma iniciativa para o desenvolvimento do seu FIB, ou seja, da felicidade da sua população.

Um grupo de cem voluntários com experiências distintas no contexto da academia, das comunidades, da economia criativa e das empresas de tecnologia do Vale da Eletrônica, polo localizado no município, se uniu em 2018 para lançar um programa intitulado Plano 20-30. Foram levantadas 270 oportunidades de melhorias de longo prazo para Santa Rita do Sapucaí e 20 objetivos prioritários de desenvolvimento. A ação também contou com a participação de especialistas no desenvolvimento sustentável de cidades.

Atualmente o plano está em sua fase 3, focada na conscientização política apartidária para as eleições municipais de 2020. Serão realizados dois encontros com os candidatos a prefeito do município e dez encontros para reunir virtualmente até 100 candidatos a vereadores para comentar as ideias de desenvolvimento apresentadas pelo Plano 20-30. Os 12 encontros serão transmitidos ao vivo nas rádios locais e no Youtube. As perguntas já preparadas para os candidatos estão disponíveis no site do Plano 20-30, na página https://plano20-30.com.br/documentos/.

Cerca de 50% das ações propostas pelo Plano 20-30 se referem a algum tipo de articulação entre grupos ou instituições privadas, ou entre estes grupos e o Poder Público. São ações estruturantes de longo prazo, focadas em aumentar o FIB de Santa Rita, que já possui projetos com objetivos ligados à felicidade da população, como o também descentralizado Cidade Criativa, Cidade Feliz, que há 7 anos vem desenvolvendo as artes e a economia criativa do município.

“O objetivo principal desta iniciativa de voluntários que querem contribuir para direcionar o futuro da cidade é juntar as ideias do povo em um único repositório para facilitar a integração e possibilitar a combinação entre elas”, destaca no site do projeto o engenheiro João Alberto Brentan, um dos líderes do Plano 20-30. “Não como profetas, mas apenas como observamos o que acontece no presente para entender o que nos espera no futuro, que tem se mostrado muito mais imprevisível do que podemos imaginar. Pretendemos induzir , fomentar o debate, fazer circular o conhecimento e estimular a combinação de ideias para juntos construirmos uma infraestrutura cívica para pensar e agir para o desenvolvimento consistente de Santa Rita do Sapucaí”, afirma.


Top stories in your inbox!