You've successfully subscribed to Polinize
Great! Next, complete checkout for full access to Polinize
Welcome back! You've successfully signed in
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Ciência e inovação se unem na USP

Ciência e inovação se unem na USP

Roberta Ribeiro Altermann - contributor at Polinize

Cientistas e empreendedores de diferentes países se encontraram na Universidade de São Paulo para a primeira edição da Escola São Paulo de Ciência Avançada em Diplomacia Científica e Diplomacia da Inovação.

Além de aulas teóricas e debates, os participantes também fizeram atividades práticas, simulando a elaboração de um projeto de diplomacia científica para algum país, e depois pensando num framework sobre diplomacia da inovação, ou seja, um documento de referência que discorra sobre a área. Por fim, foram realizadas duas visitas externas, a primeira à sede da Embraer, em São José dos Campos, e a segunda ao acelerador de partículas Sirius, que é construído em Campinas pelo Laboratório Nacional de Luz Síncroton (LNLS).

Houve ainda um debate aberto ao público e com a presença dos reitores da USP, Unesp e Unicamp. Fora esta mesa, o restante da programação foi restrito para a turma do curso – ao todo, 80 alunos.

Os participantes foram selecionados dentre quase mil inscritos, e não tiveram custo nenhum com as atividades. O projeto é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).