Ciência e inovação se unem na USP

22 days ago

Roberta Ribeiro Altermann - contributor at Polinize

Cientistas e empreendedores de diferentes países se encontraram na Universidade de São Paulo para a primeira edição da Escola São Paulo de Ciência Avançada em Diplomacia Científica e Diplomacia da Inovação.

Além de aulas teóricas e debates, os participantes também fizeram atividades práticas, simulando a elaboração de um projeto de diplomacia científica para algum país, e depois pensando num framework sobre diplomacia da inovação, ou seja, um documento de referência que discorra sobre a área. Por fim, foram realizadas duas visitas externas, a primeira à sede da Embraer, em São José dos Campos, e a segunda ao acelerador de partículas Sirius, que é construído em Campinas pelo Laboratório Nacional de Luz Síncroton (LNLS).

Houve ainda um debate aberto ao público e com a presença dos reitores da USP, Unesp e Unicamp. Fora esta mesa, o restante da programação foi restrito para a turma do curso – ao todo, 80 alunos.

Os participantes foram selecionados dentre quase mil inscritos, e não tiveram custo nenhum com as atividades. O projeto é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Polinize

Published 22 days ago