You've successfully subscribed to Polinize
Great! Next, complete checkout for full access to Polinize
Welcome back! You've successfully signed in
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.

Com cinco palestras e treze artigos técnicos, Valmet é destaque do 53º Congresso Internacional de Celulose e Papel

Multinacional finlandesa abordou temas como celulose microfibrilada em tissue e identificação do potencial de melhoria nas fábricas por meio da Indústria 4.0

Com o objetivo de debater e trazer soluções para os maiores desafios do segmento de papel e celulose, a ABTCP (Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel) realizou, em formato digital, entre os dias 5 e 9 de outubro, a 53ª edição do Congresso Internacional de Celulose e Papel. Líder mundial no desenvolvimento e fornecimento de tecnologias, automação e serviços para o segmento, a Valmet foi destaque no evento, ao participar de cinco palestras, além de publicar treze posters (artigos técnicos) com o download gratuito para os participantes.

De forma 100% online, devido à pandemia do novo coronavírus, colaboradores da Valmet puderam dividir com profissionais de todo o mundo o conhecimento acerca de diversos temas da cadeia de papel e celulose.

Um dos destaques do evento foi a apresentação “Valmet Lignoboost XS: desenvolvimento do conceito e experiência com a entrega da primeira planta”, ministrada pelo engenheiro de processos da Valmet, Guilhermo Magalhães. Na apresentação, foram abordados os processos de desenvolvimento do projeto  específico para as necessidades da Klabin, iniciado em 2018, processos de aplicação e funcionamento. Um ponto importante mencionado foi sobre o controle do ponto de PH, e de que forma o business de Lignina pode ser um caminho sustentável e economicamente viável para as fábricas de celulose.

Outro assunto apresentado no evento foi a “Modernização da Planta de - Branqueamento da Linha 1 da Cenibra em Belo Oriente’ desenvolvida pela Valmet, apresentada por Hericon da Silva, da Cenibra.

Como destaque também a ‘Identificação eficaz do potencial de melhoria da fábrica por meio da descoberta de dados’, foi uma palestra ministrada por Arttu-Matti Mantilauri, diretor de Análise e Desenvolvimento de Aplicações da companhia, que revelou as diretrizes do forte investimento da Valmet em soluções como a Internet Industrial e a Indústria 4.0, ferramentas que têm possibilitado identificar melhorias e analisar problemas de forma mais assertiva dentro de uma planta de celulose.

“A descoberta de dados por meio de tais tecnologias é uma solução científica que desenvolvemos na Valmet por meio de uma abordagem padronizada, estudos de eficiência geral dos equipamentos, e também dos processos avançados para identificar melhorias na fábrica”, explicou Mantilauri ao público.

Outras duas palestras contaram com a participação de colaboradores da Valmet: ‘Aplicações inteligentes em rolos e estudos de caso para melhores perfis e eficiência’ e ‘Celulose Microfibrilada (MFC) em tissue - Criação e Aplicação’.

Artigos técnicos

Além das apresentações, a Valmet também se destacou ao publicar 13 posters técnicos sobre diversas tecnologias no evento. Um dos destaques foi o “NPE management and machinery selection in white liquor plants burning biomass fuel in the lime kiln” desenvolvido pelo engenheiro de Processos, Comissionamento e Partida da Valmet, Dimas Silva e o engenheiro de Vendas da Valmet, Diego Fernandes.

Silva afirma que congresso conseguiu trazer visibilidade e debater assuntos relevantes para o setor. “Além de proporcionar a discussão de temas variados. Para nós, da Valmet, é muito satisfatório compartilhar conhecimentos e estar presente com artigos técnicos e palestras que geram e fomentam ainda mais a troca profissional no setor”, comenta.

Outro destaque está relacionado ao artigo “How the adjustment in chipping speed can significantly reduce the wood losses: a real case”, desenvolvido pelo time da Valmet Brasil em conjunto com o Centro de Tecnologia na Finlândia. O artigo apresenta as inovações no picador de madeira, sendo o primeiro artigo da Valmet a ser publicado na ABTCP para a área de pátio de madeiras nos últimos anos.

Confira a lista completa dos artigos técnicos divulgados durante o evento:

-        Advances in deposits monitoring inside boiler tubes, por Rodrigo Tavares e Otavio Villanueva
-        Optimization of energy efficiency and condensate production in evaporation plants – applied in modern softwood pulp mill, por Ana Souza and Felipe Veiga
-        Sulphuric acid Technology inserted in Pulp mill’s NA-S Balance, por Thomas Timmer and Guilhermo Magalhães
-        NOX Scrubbers – A new trend in flue gas cleaning, por Thomas Timmer
-        NPE management and machinery selection in white liquor plants burning biomass fuel in the lime kiln, por Dimas Silva and Diego Fernandes
-        - How the adjustment in chipping speed can significantly reduce the wood losses: a real case - por Luiz Scheikmann, Mauricio Gomes, Emerson Gonçalves, Tommi Honkanen and Ari Havu
-        - Recent improvements in pulp drying machines with focus on energy efficiency and Brazilian regulation NR-12 - por Jukka Leino, Dimas Rodrigues, Luiz Scheinkmann, Mauricio Gomes, Timo Kari
-        - Transferring chips to continuous digester: a comparison between high pressure feeder and chip pump based systems, por André Domingues and Igor Panassol
-        Stock Preparation - How to improve screening efficiency, por Mariana Ostrowski
-        Retention control – Way to improve paper making efficiency – por Gustavo L. Sato, Timo Rantala, Lasse Kauppinen, Jukka Nokelainen
-        GPI West Monroe digester optimization project – por Kari Lampela, Nathalia Leme
-        A successful retrofit case in a recovery boiler – por Rafael Ferreira, Rodrigo Tavares, Luiz Bohm
-        Determination Of Hexenuronic Acid Online In The Fiber Line, por Carlos Lomba (Suzano) e Márcio Marin



Sobre a Valmet

A Valmet, que em 2020 completa 60 anos de atividades no Brasil, é a principal desenvolvedora e fornecedora global de tecnologias de processo, automação e serviços para as indústrias de celulose, papel e energia. Sua atuação de tecnologia inclui fábricas de celulose, linhas de produção de papel, cartão e papel, além de usinas de energia para produção de bioenergia. Os serviços e soluções de automação melhoram a confiabilidade, o desempenho dos processos e aprimoram a utilização de matérias-primas e energia.

Em todo o mundo, a empresa finlandesa possui mais de 13 mil colaboradores diretos e, em 2019, as vendas líquidas foram de aproximadamente 3,5 bilhões de euros. A sede está localizada em Espoo, na Finlândia, e suas ações estão listadas na Nasdaq Helsinki. Na América do Sul, as unidades estão localizadas em Araucária (PR), Sorocaba (SP), Belo Horizonte (MG), Imperatriz (MA) e Concepción, no Chile. Mais informações: www.valmet.com.br.