Como a metodologia ágil pode ajudar no home office?

a month ago

Por: Eline Menezes

 

Em tempos de isolamento social e com uma grande demanda de trabalho, a agilidade e a eficiência devem caminhar cada vez mais juntas. Para isso, é necessário combinar disciplina, organização e uma comunicação fluida com a equipe e com os clientes. É justamente neste ponto que as metodologias ágeis podem contribuir para que as pessoas possam testar novas abordagens e entregar um ótimo resultado. Quer saber como? Selecionamos algumas dicas:

· Priorize a comunicação! Valorize a interação entre as pessoas utilizando a tecnologia. Este é o diferencial para manter as equipes funcionando.

· Lembrem-se de que uma videoconferência facilita uma conversa "cara a cara" e é sempre a melhor maneira de passar uma mensagem neste período de isolamento.

· Foque na qualidade do que está produzindo. Vamos aproveitar este período de maior foco para refletir e inspecionar a qualidade do trabalho que fazemos.

· Seus clientes também estão passando por este desafio. Colabore sempre para que juntos consigam superar as dificuldades do momento.

· Não existem planos perfeitos neste período de incertezas. O melhor é aproveitar para exercitar sua capacidade de adaptação. Teste novas abordagens, meça os resultados e aprenda continuamente.

· A entrega contínua de valor é o diferencial para nos manter competitivos neste período.

· As mudanças acontecerão ainda mais rápido. Aproveite para reagir rápido e ganhar vantagem competitiva.

· Mantenha contato com as pessoas do negócio para garantir que esteja sempre percebendo as necessidades do momento e como pode ajudar.

· Utilize de ferramentas e técnicas de interação para manter as pessoas motivadas e engajadas. Abuse das dinâmicas e da interação proativa.

· Exercite a confiança nas pessoas e em suas capacidades. Esta é a melhor forma de manter um ambiente produtivo com o isolamento social.

· Abuse das ferramentas de transparência e não se esqueça de que entregar coisas que seus clientes possam utilizar é a melhor forma de demonstrar a continuidade do trabalho.

· Aproveite para entender qual a forma mais sustentável de conciliar o trabalho e a família neste momento em que todos estão reunidos em um mesmo ambiente. Tente fazer com que esta interação seja tranquila e sustentável, para não aumentar ainda mais o estresse do confinamento.

· Não se esqueça, agora mais do que nunca, que a simplicidade é a chave para resolver o maior volume de problemas no menor período.

· As melhores soluções sempre virão da soma de todos da equipe. Invista na auto-organização para aproveitar o melhor de cada pessoa de sua equipe.

Enquanto a maioria precisa trabalhar remotamente, um conselho que daria é utilizar os momentos de inspeção para garantir o aprendizado. Discutir os problemas, dificuldades e as lições aprendidas em diferentes cenários é vital para que as equipes continuem evoluindo.

(*) Danilo Vianna é Agile Coach da Stefanini.

Comments?