Como a tecnologia acelera a revolução do mercado imobiliário

a month ago

Por: Fernanda Maranha

 

Em novo momento de aquecimento do setor, a inovação trazida pelas startups torna-se a principal arma para o consumidor se beneficiar em meio à guerra de taxas travada entre as instituições de crédito

Por Bruno Gama, CEO da Credihome

O ano de 2019 marcou a retomada do crescimento do mercado imobiliário, após cinco anos seguidos de queda. Em 2020, a previsão é de que o setor tenha crescimento de 3% e seja o motor do progresso econômico do Brasil no ano.

Com a taxa Selic no patamar mais baixo da história, os bancos entraram em uma guerra de taxas para oferecer as melhores condições para os consumidores. Mas o cenário movimentado e super propício para quem deseja adquirir um imóvel, pode também confundir os novos consumidores, especialmente pela falta de prática em lidar com os detalhes e burocracia do setor.

Para fazer o melhor negócio, a solução é lançar mão da tecnologia que vêm revolucionando o setor, com a chegada de diversas startups que aceleram e desburocratizam processos, deixando-os mais acessível para os consumidores.

Já existentes há algum tempo, mas ganhando cada vez mais destaque, estão as plataformas que agilizam o processo de encontrar um novo apartamento, seja compra ou aluguel. Há ainda as startups que atuam em reforma, decoração e construção civil. No fim de 2019, a Quinto Andar, que atua com aluguel de imóveis, recebeu um aporte milionário, tornando-se o nono unicórnio brasileiro. Meses depois, foi a vez da Loft, startup de compra e venda de imóveis, ser avaliada em mais de um bilhão de dólares.

Mas o meio de crédito imobiliário, ainda conhecido pela burocracia e demora nos processos, é o que mais vem passando por transformações tecnológicas, a fim tornar o acesso ao crédito mais amplo e fácil para a população. Ferramentas ajudam não só a adquirir um financiamento imobiliário de forma 100% online, mas também a navegar na guerra de créditos que os bancos tradicionais estão travando nos últimos meses. A fintech Credihome, plataforma online de crédito imobiliário, atua ao encontrar, comparar e aprovar as melhores linhas de crédito, levando em consideração as condições reais oferecidas por todas as instituições, contando também com uma linha de crédito própria.

Com a maior facilidade e acessibilidade proporcionada pela chegada em massa da tecnologia no setor, a guinada do mercado imobiliário tem tudo para ser protagonizada pelas startups.

Comments?