A AirHelp, especialista em cancelamentos de voo e direitos dos passageiros, criou um guia prático para os fãs de futebol aproveitarem o mundial de futebol na Rússia gastando o mínimo possível em todos os meios de transporte. Confira abaixo:

VOOS
A maneira mais barata para chegar à Rússia geralmente é voando com companhias aéreas low-cost. Um truque que pode ser útil se você está próximo da fronteira com a Rússia, por exemplo, na Polônia, pode ser primeiro pegar um ônibus ou trem para Kaliningrado e daí pegar um voo para Moscou ou São Petersburgo. Custaria cerca de R$ 50 para viajar de Gdansk para Kaliningrado (180 km) e R$ 105 para viajar de Varsóvia para Kaliningrado (300 km). Se você planeja voar doméstico durante sua estadia, Pobeda é uma boa escolha. É a principal operadora low-cost na Rússia. Mas cuidado: eles têm regras bastante rígidas em relação à mala e bagagem de mão.

CHEGADAS E PARTIDAS DO AEROPORTO

Ao chegar à Rússia, lembre-se de ignorar os taxistas perto de aeroportos ou estações ferroviárias: suas tarifas são exorbitantes! Sempre use Uber, Rutaxi ou Yandex Taxi. Isto vale para todas as viagens em táxi, não apenas de e para o aeroporto. Se estiver viajando de ou para Moscou, também pode usar os trens Aeroxpress para ir dos três principais aeroportos ao centro da cidade (ou vice-versa).

ÔNIBUS
É o meio de transporte mais barato para viajar entre as cidades russas. Aconselha-se comprar os bilhetes com antecedência.

TREM
Outra ótima maneira de viajar dentro da Rússia é em trem. Especialmente se você viaja entre Moscou e São Petersburgo. Você pode usar o Sapsan, um trem expresso de alta velocidade, que o levará ao seu destino em menos de quatro horas, mesmo que sejam mais de 700 quilômetros entre as duas cidades. O Sapsan viaja em velocidades de até 250 quilômetros por hora, e considerando o tempo médio de espera nos aeroportos russos, este trem é provavelmente sua opção mais rápida para viajar entre as duas cidades, e geralmente é mais barato que voos.

Se você precisa ir de Moscou para Nizhniy Novgorod (outra cidade-sede), pode usar o Lastochka, que é outro trem expresso de alta velocidade que o levará aos jogos em três horas e meia. Se você não está com pressa e quer gastar menos dinheiro, também pode usar o trem regular (ou ônibus), que vai levá-lo para Nizhniy Novgorod em 6-8 horas. Muitos outros trens regulares estão conectando Moscou e São Petersburgo com o resto das cidades-sede. Compre bilhetes de trem e verifique os horários no site oficial da Russian Railways.

CARRO
Se você preferir viajar de carro e conhecer pessoas locais ao mesmo tempo, experimente usar o BlaBlaCar, um serviço de carpooling bastante popular na Rússia para viajar de Moscou ou São Petersburgo para qualquer uma das cidades-sede. Há uma versão em inglês do site, mas nem sempre é possível que os passageiros ou motorista falem inglês.

ONDE SE HOSPEDAR
Antes de chegar ao seu destino, é sempre bom já ter a hospedagem definida. Para encontrar opções boas e baratas, com funcionários que falam inglês, recomendam-se plataformas como o booking.com. Além disso, pode acontecer que os preços dos quartos de hotel em cidades que recebem os jogos de futebol sejam mais altos, por isso, vale buscar acomodação em cidades próximas também, para economizar um pouco de dinheiro.

Por exemplo, os fãs de futebol que planejam assistir a um jogo em Kaliningrado podem reservar um hotel em Braniewo por cerca de 420 euros por noite. Está apenas a 70 km do estádio, e é muito fácil chegar a Kaliningrado em ônibus/trem de lá. Apesar de ter que planejar a viagem ao estádio, ainda é melhor do que um quarto mais próximo por 2.000 reais por noite estima-se.

COMO ACESSAR A INTERNET
Outra forma de economizar dinheiro e evitar custos de roaming é comprar um cartão SIM local. Você precisará de internet ilimitada para usar mapas, pesquisar palavras em russo, etc.

DICAS DE ESPECIALISTAS
Use o aplicativo 2gis para se achar nas cidades. Ele funciona off-line. Leve seu passaporte consigo sempre, pois precisará para comprar qualquer ingresso. Sempre imprima seu cartão de embarque para o caso do cartão eletrônico não funcionar ou não ser aceito.

Para não ter problemas: chegue ao aeroporto pelo menos 3 horas antes do voo, pois haverá duplo controle de segurança.

O consumo de álcool em todos os voos domésticos é proibido - você não poderá comprá-lo antes de sua viagem e não estará disponível a bordo. Você pode usar o Wi-Fi gratuitamente no metrô de Moscou, mas precisará se registrar inserindo um código que receberá por meio de uma mensagem de texto (e assistir a alguns vídeos de publicidade, claro). Não se esqueça de levar um carregador compatível!