You've successfully subscribed to Polinize
Great! Next, complete checkout for full access to Polinize
Welcome back! You've successfully signed in
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Como finalizar o ano no azul, mesmo em momentos de crise

Como finalizar o ano no azul, mesmo em momentos de crise

Por Yago Almeida

Já estamos em outubro e o ano de 2020 parece que passou em um piscar de olhos, não é mesmo?! Isso porque, em minha opinião, foram muitos, inusitados e inacreditáveis os acontecimentos desse ano. Para começar, tivemos um dos momentos mais dramáticos de nossas vidas: uma pandemia.

Com ela, além dos seríssimos e tristes acontecimentos na área da saúde, tivemos fortes impactos em setores essenciais para que nosso país pudesse se desenvolver, como a indústria de alimentos, farmacêutica, de automóveis, de eventos e tantas outras.

Infelizmente, não foram poucas as empresas que se viram obrigada a fechar suas portas e demitir funcionários que estavam há anos na casa. Temos passado por tudo isso desde março de 2020 e agora, em outubro, começamos a ver uma tímida retomada da chamada ‘vida normal’.

Por isso, para esse momento, proponho pensarmos em alternativas para que nós, empreendedores, possamos fechar o ano no azul, mesmo em momentos de crise. Precisamos, agora mais do que nunca, nos unirmos e encontrarmos caminhos para ajudar nossos negócios e, consequentemente, nosso país.

O que acha das ideias abaixo?

- (re)planeje todo seu negócio: imagino que assim como nós aqui na Olho no Carro, você tenha criado um plano de negócios para alavancar vendas ou fidelizar clientes e aumentar o faturamento. Mas, diante das mudanças impostas, esse é o momento ideal para rever esse plano, abrir mão de ações megalomaníacas e encontrar no simples o caminho ideal para entregar um produto ou serviço de qualidade;

- aposte (de uma vez por todas) no digital: a pandemia nos forçou a entender que o mundo é digital e precisamos nos adaptar a ele, caso queiramos que nossas empresas decolem. Por isso, abra mão das antigas planilhas ou de ficar apostando apenas em lojas físicas. O consumidor ficou ‘proibido’ de sair de casa, mas não de comprar. Portanto, siga as tendências e aposte no mundo online;

- (re)negocie: a palavra de ordem para fechar 2020 de forma saudável é flexibilidade. Isso é tanto de você para com seus colaboradores, quanto para suas relações com fornecedores, empresas de logísticas e etc. Por isso, marque conversas sinceras, seja honesto e refaça propostas para negociar dívidas ou prazos.

E você, o que tem feito para fechar 2020 no azul?

*Yago Almeida é Diretor Comercial da Olho no Carro, uma startup que oferece segurança para transações de compra de veículos.