You've successfully subscribed to Polinize
Great! Next, complete checkout for full access to Polinize
Welcome back! You've successfully signed in
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Como melhorar a gestão de clientes e aumentar a taxa de fidelização

Como melhorar a gestão de clientes e aumentar a taxa de fidelização

*Por Bárbara Siqueira

Todo bom empreendedor sabe bem que os clientes são um dos pilares de sustentação mais importantes de qualquer empresa e, por isso, a relação com eles deve ser uma das prioridades de qualquer organização. Por isso, decidi escrever um pouco sobre um dos pontos chave para manter essa relação o mais saudável possível: a Gestão de clientes.

Antes de partir para as dicas, entenda que o processo de gestão de clientes demanda tempo e muita pesquisa. Portanto, é um processo que deve ser pensado a médio ou longo prazo. Agora sim, confira as dicas:

1 – Saiba quem são os seus clientes: É importante que você saiba qual é o perfil detalhado dos clientes da sua empresa. Dessa forma, você pode ajustar suas estratégias de vendas, comunicação e disponibilização de produtos de maneira que atraia esses consumidores. Para descobrir o perfil dos seus clientes, você pode fazer pesquisas, páginas de cadastro no seu site ou contar com ferramentas de enriquecimento de base de dados.

2 – Trate os clientes de forma personalizada: Esse talvez seja o passo mais difícil de cumprir, mas é extremamente importante que você entenda que uma empresa tem diversos perfis de clientes e você deve procurar usar comunicações diferentes para cada um desses perfis. Isso porque, atualmente, os clientes buscam por exclusividade e boas experiências. Então, nada melhor do que ele se sentir único para a sua empresa. Porém, para que você possa definir corretamente as personas (perfis de cliente) da sua empresa, é necessário investir tempo em pesquisas e reuniões com os profissionais da área de marketing.

3 – Entenda quais são os produtos/serviços que seu cliente mais gosta: Após entender quais são os perfis de clientes da sua empresa, é importante que você procure saber quais são os produtos/ serviços que cada um desses perfis mais consome e assim, você pode fazer vendas segmentadas, que sejam mais efetivas.

4 – Estude quais canais de atendimento facilitam a comunicação empresa/cliente: Além de saber quais produtos/ serviços cada um dos perfis de consumidores da sua empresa mais gosta, você deve estudar por quais canais de comunicação você consegue ter o melhor contato com esses clientes. Dessa forma, você melhora suas estratégias de comunicação e evita perder tempo tentando se comunicar com os seus clientes por meios improdutivos. Por exemplo, se você notar que a taxa de abertura das suas campanhas de e-mail está muito baixa, tente outros caminhos, como as redes sociais.

5 – Saiba receber feedback negativo: O feedback negativo é oportunidade da empresa de melhorar processos ou até mesmo o produto/serviço em si. É óbvio que sempre haverá algo a ser melhorado e clientes mais exigentes do que o normal. Então, quando você trata o seu negócio como algo perfeito e não sabe aceitar críticas construtivas, as suas chances de evolução diminuem.

Barbara Siqueira é Diretora de Operações na Checktudo, empresa pioneira há mais de 20 anos no setor de consultas veiculares