Como planejar custos e rotas para montar uma frota

2 months ago

*Por Marcos Siqueira

A logística é um dos setores mais essenciais e importantes dentro da uma empresa. Independente do seu porte ou atuação, uma companhia que não tenha um setor de logística eficiente, tende a perder muito dinheiro, e isso nenhum empresário vê com bons olhos.

Portanto, planejamento de custos e rotas de frotas pode fazer a diferença na hora de fechar o caixa. Porém, como fazer isso, de maneira correta? Pode onde começar? Fazer sozinho ou contratar um especialista? Esses são apenas alguns dos questionamentos que passam pela mente do gestor de frotas de uma empresa.

Para ajudar, você pode contratar uma empresa que consiga fazer uma espécie de consultoria da situação atual de seu negócio. De posse dessas informações, ficará mais fácil observar os pontos fracos e eventuais falhas que existam no processo logístico e, a partir daí, traçar os novos rumos.

Atualmente, existem no mercado plataformas e apps que são verdadeiros aliados na hora de gerir e planejar rotas de uma frota. Por meio dessas soluções tecnológicas é possível gerenciar cada carro, saber o comportamento de motoristas, evitar fraudes e aumentar a eficiência.

Além disso, é preciso saber lidar com imprevistos. Por meio de big data e data analytics é possível traçar históricos de rotas e antever problemas que possam ser causados nas ruas durante as entregas. Fazer uso de relatórios de KPIS também permite que as empresas possam identificar tendências operacionais e aplicar medidas preventivas em toda sua equipe.

Outra dica importante é fazer uso de carros usados, com com procedência confiável, para renovar sua frota. Assim você consegue ter sempre modelos um pouco mais novos e economizer. Por fim, deixe de lado o lado de ficar apegado a processos arcaicos e aposte no novo para ter planejamentos assertivos e resultados cada vez melhores.

*Marcos Siqueira é  Presidente da Checktudo,  empresa pioneira no mercado de informações veiculares. Com mais de 20 anos de atuação, a empresa apresenta crescimento de 20% ao ano e tem por missão oferecer ferramentas que ajudem PMEs com questões de segurança e gestão de risco. Atualmente com mais de 10 mil clientes em todo país, a Checktudo conta com um portfólio de soluções que oferecem consultas de veículos, sendo seu diferencial a quantidade de informações disponibilizadas em um mesmo sistema, além da possibilidade de prevenção de fraudes, gestão de riscos, redução de inadimplências e custos e aumento do resultado financeiro de seus clientes.

Renniê Paro

Published 2 months ago