You've successfully subscribed to Polinize
Great! Next, complete checkout for full access to Polinize
Welcome back! You've successfully signed in
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Como plataformas têm impulsionado a gestão de frotas no Brasil

Como plataformas têm impulsionado a gestão de frotas no Brasil

*Por Yago Almeida

Um dos mercados que mais têm ganhado destaque nos últimos anos é o de frotas de veículos no Brasil. Seja ela de carros, caminhões ou ônibus, a importância de uma gestão eficiente dessas frotas é item essencial para a sobrevivência dos players desse mercado.

Nesse artigo, vale destacarmos que quando falamos de gestão de frota, devemos levar em consideração todas as verticais que envolvem esse processo e que, se ignoradas, poderão causar prejuízos aos empreendedores que estão à frente do negócio.

Quando um empreendedor resolve apostar no segmento de frotas é preciso, antes de tudo, levantar todo o histórico do veículo que será adquirido. Para isso, já existem no mercado plataformas que em poucos minutos fazem a varredura de informações diversas, como Decodificador de Chassi, Base Nacional – Dados Cadastrais do veículo com base no Renavam, Restrições e Impedimentos do veículo, Histórico de Roubo e Furto, Acidentes (sinistro de perda total), Indício de Sinistro, Leilão, Gravames (SNG), Histórico de Proprietários e Histórico de KM.

Depois de ter adquirido o veículo, o gestor deve apostar em plataformas que permitam um monitoramento em tempo real de todas as atividades dos motoristas que fazem parte de seu time de entregas. Felizmente, esse mercado também é grande e tem gerado impactos positivos em toda a cadeia.

É possível, por exemplo, saber quando o motorista desvia de uma rota, faz horários que não foram combinados ou até mesmo se ele dorme ao volante. Mesmo que ainda exista certa resistência sobre a implementação dessas plataformas, alguns empreendedores que atuam no setor de frotas já percebem benefícios diretos de seus usos, com controle detalhado de despesas, um planejamento mais assertivo, controle sobre o histórico dos veículos (evitando multas, por exemplo) e redução de custos em toda a operação.

Por fim, estar de posse de dados e informações sobre todos os veículos que compõem sua carteira de frotas é essencial para manter um negócio sustentável e que apresente lucros. Somente assim, será possível escalar e manter uma alta produtividade. Pense nisso.

*Yago Almeida é Diretor Comercial da Olho no Carro, uma startup que oferece segurança para transações de compra de veículos. O primeiro aplicativo web de consultas veiculares do país, analisa em poucos segundos, mais de dez variáveis, como  Decodificador de Chassi, Base Nacional – Dados Cadastrais do veículo com base no Renavam, Restrições e Impedimentos do veículo, Histórico de Roubo e Furto, Acidentes (sinistro de perda total), Indício de Sinistro, Leilão, Gravames (SNG), Histórico de Proprietários e Histórico de KM.