Como Revolucionar Seu Nicho — 3 Lições para Você Aprender com o Canva

25 days ago

Focar a atuação em um nicho de mercado é uma opção viável para empreendedores de todos os portes. Só que isso não precisa ser encarado como um limite. Para alcançar (e manter) resultados cada vez mais expressivos, é importante ter uma visão mais ampla dessa estratégia.

Quer alguns insights sobre como revolucionar seu nicho? Inspire-se no sucesso do Canva, a plataforma online que descomplica a criação de designs e vem causando um grande impacto global.

O Canva conta com mais de 20 milhões de usuários ativos, que criam 36 designs a cada segundo, nos 190 países em que sua ferramenta está disponível. Até o momento. Sim, porque a proposta da empresa é democratizar o design e isso demanda expansão — sem perder o foco no nicho.

Então, confira os desafios e soluções que colocaram o Canva no topo das listas de startups australianas e prepare-se para fazer a sua própria revolução no mercado.

Lição nº. 1: Evolua junto com seu público

Quanto melhor você entender e solucionar as dores de seu público, melhores são as chances de sucesso de sua estratégia de nicho. Ok, isso é o básico. Agora que tal ajudar ainda mais essas pessoas?

É essa pegada que faz diferença na trajetória do Canva.

Só para você fazer uma ideia, a CEO Melanie Perkins começou a ter insights do que viria a ser a plataforma quando ensinava seus colegas da University of Western Australia a trabalharem com ferramentas de design. Ela queria dar mais autonomia e espaço para a criatividade dos estudantes, pois viu que muitos tinham dificuldades com os softwares disponíveis até então.

Com essa mentalidade, Melanie desenvolveu um editor de anuários online, a Fusion Books — embrião do Canva. Na experiência com esse nicho, tratando dores de pessoas que não são especialistas em design, ela detectou a oportunidade de expandir os negócios.

Assim, surgiu o conceito do Canva: uma ferramenta online com interface simples e intuitiva, com a qual qualquer pessoa pode criar designs de qualidade sem ter que decifrar os complicados softwares de uso profissional.

A startup evolui à medida em que ajuda seus usuários a evoluírem, tornando o design acessível e promovendo um salto de qualidade (e facilidade) na criação de diversos materiais para estudos, trabalho, comunicações e vida social.

E o que provoca essas evoluções é o aprendizado mútuo.

A estratégia vem dando tão certo que se tornou a fonte de inspiração do Canva Pro, uma versão que se diferencia da gratuita justamente por conceder esses recursos a quem deseja usar a ferramenta no trabalho ou aprimorar o visual de um projeto.

Portanto, aprofunde suas pesquisas depois do pontapé inicial no seu negócio e procure ir além das expectativas iniciais do seu público.

Simplifique, faça melhor, antecipe o que as pessoas nem sabem que desejam, crie demandas... enfim, aproveite todas as oportunidades para que a sua marca se torne uma referência em seu nicho.

Lição nº. 2: Personalize a experiência com sua marca

Você lembra o quanto era difícil entender como funcionavam os programas e dispositivos tecnológicos há alguns anos? Por vezes, precisávamos quebrar a cabeça com manuais de instrução e as possibilidades de adaptação eram próximas de zero.

Hoje, as principais ferramentas do mercado oferecem um grau de customização enorme e ainda têm como objetivo fornecer recursos intuitivos e uma experiência descomplicada.

Por isso, tratar seu público de forma personalizada é uma poderosa tática para encantar e conquistar um nicho.

Você pode começar por iniciativas simples, como incluir o nome das pessoas em campanhas de e-mail ou atendê-las por mensagens nas redes sociais. Também vale investir em tecnologia para customização de seu produto, serviço ou conteúdo, aplicando o conceito de “make it yours” para aproximar ainda mais a marca do público.

Seja qual for a estratégia escolhida, o importante é transmitir confiança e oferecer uma experiência amigável e útil.

Para explorar todo o potencial de personalização e valorizar nossos usuários ao redor do mundo, contamos com equipes em diversos países para fazer a localização da ferramenta. Isso significa ir além da tradução para garantir que toda a experiência seja coerente com o estilo de cada país onde a startup atua.

A personalização está no DNA do Canva.

Quer mais um exemplo? Nós usamos os canais de contato como e-mail e redes sociais para compartilhar dicas sobre nossos recursos e oferecemos diversos estilos de modelos específicos para cada ocasião.

Isso traz alívio para quem se intimida diante de uma página em branco!

Ao sentir que não precisa se preocupar com configurações e que é fácil fazer tudo do jeito que quiser, o usuário já não se imagina criando designs de outro jeito.

Então, ele começa a pensar em mais materiais que podem ganhar um visual bem acabado graças à ferramenta. De  desenhos para colorir e memes à elaboração de um currículo ou confecção de cartões de visita.

Aliás, um dos grandes desafios na jornada do Canva é oferecer o mesmo resultado e facilidade de uso da plataforma para quem só tem acesso a ela através do celular.

Portanto, personalizar a experiência com sua marca também torna mais fácil obter um feedback preciso e entender as reações do seu público.

Lição nº. 3: Amplifique sua autoridade no nicho

Não basta ter expertise. É preciso dar a visibilidade certa a seus conhecimentos para ser reconhecido como autoridade. Mas você não tem que se fechar no nicho para conquistar isso.

Muito pelo contrário...

Que tal compartilhar seu conteúdo com outros segmentos que podem se beneficiar com as informações valiosas que você tem a oferecer?

Na seção Aprenda do Canva, publicamos artigos exclusivos sobre design, fotografia, educação e negócios, com destaque para o uso da plataforma no cotidiano. Esses posts e tutoriais são criados por equipes locais, de acordo com as demandas de cada país.

Além disso, selecionamos bons parceiros para troca de expertises. Assim, podemos apresentar nossas ideias a outros públicos e também agregar valor ao conteúdo oferecido aos nossos usuários.

A dica para acertar nas parcerias, é haver sintonia em cada etapa — da identidade e estilo de comunicação ao compartilhamento do conteúdo. Só assim a colaboração pode refletir a sua autoridade no nicho.

Já sabe como revolucionar o seu nicho?

Compartilhamos estes casos e conceitos do Canva para inspirar você a inovar nas estratégias de nicho.

Como você pode ver, o foco de nossos esforços é dar poder às pessoas para que elas criem e publiquem designs de qualidade como, quando e onde quiserem. Entretanto, não deixamos de olhar o que está além dessa moldura para sempre aproveitar — e criar — novas oportunidades e ampliá-las.

Fica aqui o convite para você explorar todos os recursos de nossa plataforma.

Inove como o Canva!



Karla Assis

Published 25 days ago