You've successfully subscribed to Polinize
Great! Next, complete checkout for full access to Polinize
Welcome back! You've successfully signed in
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Como vencer a insegurança?

Como vencer a insegurança?

Ao falar em público, estar bem preparado e conhecer a si mesmo fazem toda a diferença

Falar em público é o pesadelo de muitos, mas também é uma arte que pode ser aperfeiçoada através do tempo e prática. Essa aversão muitas vezes é causada por timidez ou insegurança, características assumidas desde a pouca idade, mas que podem ser superadas.

Quem lida com suor ou tremor das mãos, postura corporal rígida, vícios de linguagem e batimentos cardíacos acelerados a cada vez que está na frente de um grande número de pessoas, claramente precisa vencer o medo.

“Existem técnicas e pequenas atitudes que, com o tempo, irão ajudá-lo a melhorar, e, quem sabe, se tornar um grande orador”, conta Sirley Maciel, analista comportamental e especialista em oratória.

Para começar, conhecer o ambiente e a si mesmo é algo muito importante. O ser humano se sente confortável estando em se próprio território. Se você irá se apresentar em um palco, faça dele a sua casa e lide com isso de forma individual. O autoconhecimento também irá diminuir a insegurança, pois terá mais controle de si mesmo, ciente de pontos fortes e fracos, assim como a melhor forma de demonstrar isso ao falar.

“Um dos principais truques para manter o controle é saber medir e manter sua respiração. Tenha o seu ritmo, não deixe o nervosismo ou a adrenalina te dominar”, aconselha Sirley.

Ao estar de frente para o público, tenha em mente que não é necessário ser sério o tempo todo. Use da empatia, do humor e do storytelling com naturalidade! O público se espelha em você, quando você apresenta o tema de forma tediosa, logicamente parecerá dessa maneira a quem assiste, já quando há paixão envolvida, eles irão se envolver com você.

“Por fim, esteja sempre bem preparado e pense positivo, isso faz muita diferença. A mente pode ser seu maior inimigo nesses momentos, então treine-a bem”, finaliza Sirley.

INTREPEDS – Instituto de Treinamento, Pesquisa e Desenvolvimento do Ser
Sirley Machado Maciel
Analista comportamental, terapeuta e escritora
Site: www.intrepeds.com
Facebook: Intrepeds.Desenvolvimento
Cel: (41) 99996-7063
sirleym.maciel@gmail.com
Facebook: Sirley Machado Maciel Intrepeds