Por Maria Gisele Leite Knust

O Encontro de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (EGEPE) é um dos principais evento para debate sobre Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas no Brasil.

São Paulo, 19 de junho de 2018 - O 10º Encontro de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (EGEPE) acontecerá entre os dias 4 e 6 de julho na FGV EAESP - Fundação Getúlio Vargas - que integra a prática empresarial com a fronteira de pesquisa no Brasil e no exterior, que conta com o Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios (FGV Cenn) realiza o evento conjuntamente com a ANEGEPE e com a FCA e LEICI da UNICAMP.

O X EGEPE terá como tema central: “Caminhos para o fortalecimento do empreendedorismo: transformando possibilidades em realidades”. “O que motivou a escolha deste tema foi a necessidade de se pensar o empreendedorismo da forma mais ampla possível, inclusiva, e que os diversos agentes da sociedade podem e devem estimular e apoiar os empreendedores no processo de transformação das oportunidades e possibilidades em realidades. Isto é que fortalecerá a ação e impacto dos empreendedores e, consequentemente, o impacto deles nos contextos locais, regionais e nacionais.” Rose Mary Almeida Lopes – ANEGEPE.

O Encontro tem como objetivo reunir profissionais, professores, estudantes e interessados das áreas de empreendedorismo e gestão de pequenas empresas visando o intercâmbio de estudos, ideias e experiências. O X EGEPE oferece muitos workshops, painéis e encontros temáticos, palestras, apresentação de trabalhos, cobrindo diversos aspectos do empreendedorismo e gestão de pequenas, enfocando: Educação, Casos de Ensino, Estratégia, Redes, Pessoas, Capital Intelectual, Contabilidade, Finanças, Marketing, TI, Questões de família, Questões Sociais e de Sustentabilidade, Questões do empreendedorismo feminino, Internacionalização, Políticas Públicas, além de temas emergentes. Também estão sendo organizadas, para a tarde do dia 06 de Julho, visitas à aceleradora ACE e à incubadora CUBO/ Itaú em São Paulo.

A programação sintética e outras informações podem ser consultadas em www.egepe.org.br e também em https://www.facebook.com/egepe.org/ ou https://www.linkedin.com/company/anegepe/

A keynote speaker será uma das pesquisadoras mais renomadas no empreendedorismo, a profa. Dra. Saras D. Sarasvathy, da Universidade de Virgínia nos Estados Unidos. Ela vai falar sobre Aplicando-se a teoria do Effectuation na exploração de novas oportunidades empreendedoras.

A professora Sarasvathy faz parte da área de Estratégia, Empreendedorismo e Ética da Darden School of Business. Ela ministra cursos de doutorado em diversos programas na Europa, Ásia, América Latina e África, além das aulas em Darden. A Dra. recebeu diversos prêmios pelo mundo, em 2007 foi nomeada umas das melhores professoras de empreendedorismo pela revista Fortune Small Business e em 2013 recebeu o doutorado honorário da Babson College pelo impacto do seu trabalho na educação de empreendedorismo.

Outro keynote speaker é o Dr. Hugo Kantis (Universidad Nacional de General Sarmiento, Prodem) que falará sobre as Mudanças nas condições sistêmicas para o empreendedorismo dinâmico na América Latina.

O prof. Hugo apresentará uma forma de monitoramento e avaliação de ecossistema empreendedor, o ICSEd-Prodem (Índice de Condições Sistêmicas para Empreendedorismo Dinâmico), que é o resultado de mais de 10 anos de pesquisas e estudos em cooperação com agências internacionais, governos e instituições importantes da região. Abrange 10 dimensões que refletem os principais fatores sociais, culturais, econômicos e políticos que contribuem para a compreensão o atual cenário dinâmico de empreendedorismo, bem como suas perspectivas futuras. As melhores práticas da OCDE para a construção de índices foram seguidas no desenvolvimento deste índice.

O ICSEd-Prodem permite encontrar as semelhanças e diferenças com outros países da região ou mesmo aqueles que estão na liderança internacionalmente e apontar os fatores mais relevantes que precisam ser aprimorados para reduzir a lacuna existente.

Hugo Kantis (PhD) recebeu em 2016 o "Prêmio Start Up Nations da Entrepreneurship Global Network por seu pensamento inovador em Políticas Públicas, por contribuir para mudar a mentalidade dos governos da região no sentido de uma abordagem sistêmica e do empreendedorismo dinâmico. Diretor de Prodem, um centro de estudos pioneiros e assistência técnica para o desenvolvimento do empreendedorismo e da inovação na América Latina, fundado há 15 anos na Universidade Nacional de General Sarmiento (UNGS). Também dirige o Mestrado em Economia e Desenvolvimento Industrial especializada em PME da mesma universidade, o Seminário Oficina Empreendedor para a América Latina e Ecossistemas Dynamics Entrepreneur, o Boletim de Prodem.

Os trabalhos dos pesquisadores de diversas partes do país já foram submetidos e avaliados por pares, e às cegas, e 215 trabalhos foram aprovados para apresentação. O Comitê Científico já recebeu as indicações dos melhores trabalhos que serão encaminhados para publicação em grandes revistas científicas nacionais.

O X EGEPE está com as inscrições abertas até o dia 01 de julho: http://egepe.org.br/

É um congresso imperdível para todos que se interessam, estudam, pesquisam e atuam com empreendedorismo, empreendedores e pequenas empresas.