A crise causada pela pandemia do novo coronavírus fez com que as empresas acelerassem o processo de transformação digital e adotassem soluções tecnológicas com o objetivo de torná-los mais ágeis, produtivos, além de trazerem ganhos cada vez mais significativos para o dia a dia. Para que isso aconteça de forma eficaz, foi necessário automatizar alguns processos que antes eram feitos de forma arcaica.

Um bom exemplo foi a revolução nos setores financeiros das companhias que começaram a implementar soluções oferecidas por startups para dar mais praticidade e facilidade no desenvolvimento dos processos internos. Algumas como Guiando, Dootax, Accountify e Omie já trazem resultados positivos para o setor. Mas não são as únicas que estão oferecendo um ótimo trabalho. Por conta disso, listamos mais cinco startups inovadoras que estão alavancando os setores financeiros das empresas. Confira:

VExpenses
Fundada‌ ‌em‌ ‌2016‌ ‌pelos‌ ‌empreendedores‌ ‌Thiago‌ ‌Campaz,‌ ‌Bruno‌ ‌Pain,‌ ‌Leandro‌ ‌Martins‌ ‌e‌ ‌Káliman‌ ‌Borges,‌ ‌o‌ ‌VExpenses,‌ ‌plataforma‌ ‌que‌ ‌automatiza‌ ‌a‌ ‌gestão‌ ‌de‌ ‌despesas‌ ‌dos‌ ‌funcionários‌ ‌com‌ ‌segurança,‌ ‌tem‌ ‌como‌ ‌objetivo‌ ‌tornar‌ ‌o‌ ‌controle‌ ‌dos‌ ‌custos‌ ‌das‌ ‌viagens‌ ‌corporativas‌ ‌mais‌ ‌fácil,‌ ‌menos‌ ‌burocrático‌ ‌e‌ ‌sem‌ ‌falhas.‌ ‌Dessa‌ ‌forma,‌ ‌as‌ ‌empresas‌ ‌conseguem‌ ‌economizar‌ ‌tempo,‌ ‌ter‌ ‌mais‌ ‌organização‌ ‌e‌ ‌segurança‌ ‌com‌ ‌os‌ ‌dados‌ ‌dos‌ ‌usuários‌ ‌e‌ ‌reduzir‌ ‌os‌ ‌valores‌ ‌das‌ ‌despesas,‌ ‌assim‌ ‌como‌ ‌evitar‌ ‌possíveis‌ ‌desvios‌ ‌de‌ ‌conduta‌ ‌dos‌ ‌funcionários.‌

Contbank
O Contbank é uma fintech especializada em oferecer produtos financeiros e de informação para micro, pequenas e médias empresas. A ideia surgiu das dificuldades que tais empresas têm para utilizar serviços financeiros com qualidade e custos justos, sejam eles crédito, serviços de pagamentos, cartões e outros necessários para o dia a dia das operações. O Contbank conecta o know how da classe de profissionais contábeis com as necessidades das PMEs, responsáveis por parte importante da economia real gerada no país.

Plusdin
Fundada em 2020 por Alberto André, o Plusdin é uma fintech de indicadores de serviços financeiros que recomenda produtos exclusivamente de acordo com as necessidades de cada cliente. A empresa utiliza a tecnologia própria e a inteligência artificial para oferecer conteúdo financeiro relevante para ajudar os brasileiros a tomarem decisões mais assertivas, com recomendações, rankings e quizzes.

Elevor
A Elevor é uma scale-up e franqueadora gaúcha desenvolve softwares de gestão empresarial para os mais variados segmentos com objetivo de automatizar processos, reduzir o trabalho e aumentar a eficiência operacional das empresas. Os softwares da Elevor possuem funções específicas para o controle de todas as atividades financeiras da empresa, como o gerenciamento de depósitos, controle de notas fiscais, formulação de preços, entre outros.

Cash To Flow
Acelerada no ciclo 2020.2 do InovAtiva Brasil, a Cash To Flow é uma startup que visa resolver problemas atuais no ramo financeiro B2B. Neste momento de pandemia, as altas taxas de capital de giro, acesso reduzido ao crédito corporativo e a baixa oferta de serviços financeiros digitais para micro e pequenas empresas, acabam dificultando a manutenção de empregos e a renda das empresas. Trabalhando com a compra de recebíveis de seus clientes, oferece uma das melhores estratégias financeiras para micro e pequenas empresas que têm dificuldade em acessar crédito sem burocracia por meio de um canal de distribuição totalmente online, ágil e seguro, com menores taxas de juro, sem impostos e tarifas para os clientes, mesmo assim com alta rentabilidade devido ao baixo custo do negócio.