You've successfully subscribed to Polinize
Great! Next, complete checkout for full access to Polinize
Welcome back! You've successfully signed in
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Conheça o enoperfil, recurso inédito desenvolvido pela Eniwine

Conheça o enoperfil, recurso inédito desenvolvido pela Eniwine

Quem gosta de vinho sabe que achar o rótulo ideal nem sempre é uma tarefa fácil. É preciso experimentar muitos vinhos até se deparar com aquele que realmente tem a ver com seu paladar e seu estilo de bebida. E nessa longa jornada de tentativa e erro é normal se deparar com algumas opções que desagradam, o que pode ser muito frustrante.

Foi pensando nisso que a Eniwine, plataforma digital de serviços e de compra de vinhos, desenvolveu o Digital Sommelier, uma Inteligência Artificial que ajuda o amante do vinho a se direcionar aos rótulos que mais têm a ver com seu perfil. O Digital Sommelier é responsável por criar enoperfil do usuário, mapeando as características da pessoa sobre o vinho.

“Centenas de fatores compõem o sabor de um vinho, então é natural que duas pessoas provando o mesmo rótulo tenham opiniões diferentes sobre o gosto da bebida”, afirma Marcelo Abrileri, fundador da Eniwine e criador do Digital Sommelier. É por isso que, segundo ele, o conceito de “vinho bom” é algo que pode ser equivocado. “Não adianta nada eu sugerir meu rótulo favorito como se ele fosse a melhor opção do mercado, pois outra pessoa pode não gostar. Podem até concordar que o vinho foi bem feito, mas nem por isso ele se tornará algo agradável para todos. Tomar vinho é uma experiência muito particular, pessoal e cada um tem a sua”, explica.

Funciona assim: ao baixar o aplicativo, o usuário começa a provar vinhos e avaliar, dando notas (de zero a cinco numa escala de meio em meio). Ao armazenar uma quantidade considerável de informações sobre esses rótulos, algo em torno de dez avaliações, o appconstrói o enoperfil do usuário e, a partir daí, consegue prever qual nota será dada para o próximo rótulo. “Imagine que você está no supermercado escolhendo algum rótulo. Basta apontar o celular para a garrafa e o Digital Sommelier te diz: “Você vai dar nota 2 para esse vinho”, você deixa ele lá na prateleira, né? Mas aí, para outro ele diz que você daria uma nota 4,5, pronto, já achou o vinho que irá levar!”.

Dessa forma, o Digital Sommelier passa a ser um grande auxiliador na hora de escolher vinhos, tornando a busca pelo rótulo ideal mais objetiva e certeira. O serviço apresenta a nota que o usuário daria a um vinho que ele ainda nem tomou e, desta forma, é possível recusar os rótulos que receberam notas baixas e focar apenas nos que são melhor avaliados de acordo com o enoperfil. “Foram mais de dois anos de muita pesquisa e análise até chegar na estrutura e no algoritmo exato para essa desafiadora tarefa”, diz Abrileri.

O recurso desenvolvido pela Eniwine é inédito e promete revolucionar a forma de consumir vinhos. Outra ferramenta do app é o Harmonizador que auxilia na combinação de comida com o vinho ideal.

O algoritmo da Eniwine está em sua terceira versão e esta é a que apresenta maior acuracidade. O desafio agora é inserir na plataforma os dados de cada rótulo e, para isso, a Eniwine conta com um time de dez sommeliers em sua equipe, responsáveis por provar e catalogar os mais de 13 mil rótulos disponíveis no Brasil. Até o momento, a plataforma possui mais de 2 mil rótulos cadastrados e o objetivo é catalogar todos os vinhos do mercado até o final de 2020. O app está disponível para aparelhos Android e iOS e o download é gratuito.