Conheça os principais tipos de financiamentos de veículos e suas vantagens/desvantagens

2 months ago

Por: Renniê Paro

 

Por Yago Almeida

Quando começamos a pesquisa um carro para comprar, seja novo ou usado, é preciso paciência e entender a fundo as vantagens e desvantagens daquele veículo em nossa vida. Além disso, é importante entender melhor quais são as formas de financiamento que existem, para saber qual se adequa melhor ao seu estilo de vida (e bolso).

Por isso, listei alguns abaixo. Entenda melhor:

  • Crédito Direto ao Consumidor: ou também conhecido por CDC, essa modalidade é um empréstimo concedido por algum banco. A transação pode ser realizada diretamente entre o banco e o cliente ou com a interferência do vendedor das lojas. Nesse sistema, o carro fica financiado em nome do comprador e é alienado ao banco;
  • Leasing: nesse caso, o comprador  se torna uma espécie de arrendatário do veículo, ou seja, o carro fica à sua disposição, mas ele não o possui em seu nome. Ao final do pagamento das parcelas, o consumidor tem a chance de passá-lo para o seu nome ou fazer outro financiamento de carro;
  • Consórcios: essa negociação permite ao comprador fazer uma programação da sua compra, pois ele entra para um grupo de consorciados, por meio de cotas que estão vinculadas à uma carta de crédito. Todos os meses há sorteios, onde esse consumidor pode ser contemplado, ou ele pode optar por fazer lances e antecipar o processo.

Essas são as três modalidades mais comuns no mercado de veículos no Brasil. Por isso vale a pena estudar melhor cada caso e ver qual delas se encaixa de forma adequada à sua vida. Assim, o carro se torna um item de investimento e não de dor de cabeça.

Yago Almeida é Diretor Comercial da Olho no Carro, startup que oferece segurança para transações de compra de veículos. O primeiro aplicativo web de consultas veiculares do país, analisa em poucos segundos, mais de dez variáveis, como  Decodificador de Chassi, Base Nacional – Dados Cadastrais do veículo com base no Renavam, Restrições e Impedimentos do veículo, Histórico de Roubo e Furto, Acidentes (sinistro de perda total), Indício de Sinistro, Leilão, Gravames (SNG), Histórico de Proprietários e Histórico de KM.

Comments?