You've successfully subscribed to Polinize
Great! Next, complete checkout for full access to Polinize
Welcome back! You've successfully signed in
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Conheça quais são os segmentos que mais/menos devem contratar nos próximos anos

Conheça quais são os segmentos que mais/menos devem contratar nos próximos anos

*Por Flávia Queiroz

O movimento de mercado em relação às contratações é frequentemente influenciado pela economia, inovação, tecnologias e inclusive pela política do país. Hoje, devido a uma série de fatores, percebemos uma retomada no número de contratações de jovens talentos, comparado aos anos anteriores.

Para entender melhor essa movimentação, recentemente realizamos à segunda edição do HR Thinking, maior evento de benchmarking de Talent Acquisition no país e levantamos alguns dados bem interessantes que podem dar um norte para quem procura entender o momento do mercado de trabalho.

Conseguimos levantar, por exemplo, que um dos segmentos que vem contratando mais profissionais é o de Tecnologia. De acordo com os dados que levantamos, 13% das empresas respondentes contratam acima de 500 vagas por ano. Por outro lado, a Indústria vem contratando menos profissionais. 60% das empresas desse setor contratam menos de 200 vagas por ano. Dentre elas, 28% contratam menos de 50 profissionais no ano.

Isso não quer dizer que o conhecimento de tecnologia e inovação seja um diferencial só nesse mercado, ele se torna essencial em todos os segmentos. As organizações estão em busca de profissionais que tenham familiaridade com esse assunto e que possam auxiliá-las nessa mudança de mindset.

Para aqueles com veia empreendedora, a Indústria 4.0 vem se destacando como oportunidade de criar seu próprio negócio. Há um forte movimento de desenvolvimento de ferramentas que façam a conexão entre o mundo high-tech e tradicionais dos players do mercado, um exemplo disso é a Loggi, o mais novo unicórnio brasileiro.

Por fim, o ponto central desse artigo é ajudar quem chega ao mercado de trabalho a entender uma tendência atual, uma necessidade de profissionais que estejam habituados ao uso da tecnologia no seu dia a dia e que possam se estabelecer em qualquer mercado.

Flávia Queiroz é COO da Matchbox Brasil, HR Tech especializada em Talent Acquisiton.

Top stories in your inbox!