Conheça os top 10 processos seletivos do país

Renniê Paro | 1 min read

Pesquisa realizada pela Matchbox busca entender a experiência dos candidatos nos processos seletivos de estágio e trainee

Segundo recente pesquisa realizada pela Matchbox Brasil, HR Tech brasileira especializada em talent acquisition, com mais de 2300 jovens, os processos seletivos brasileiros precisam se renovar e aplicar as novas tecnologias existentes no mercado, para gerar engajamento com as novas gerações que chegam ao mercado de trabalho.

Ainda de acordo com os dados recolhidos pela startup, 79% desses jovens talentos se formaram ou vão se formar entre 2017 e 2020, ou seja, representam uma importante parcela dos chamados geração alpha (nascidos depois dos anos 2000). Quando questionados sobre mecanismos de busca de vagas,  91% disseram buscar sites especializados em vagas, 58% usam o Google, 70% vão direto no site da empresa e 69% buscam no LinkedIn, uma das maiores redes sociais para contatos profissionais.

A pesquisa HR Thinking também questionou quais são as empresas que mais se destacam nos processos seletivos, de acordo com a preferência desses jovens talentos. Conheça as TOP 10 empresas mencionadas:

Itaú
Ambev
Avon
Braskem
BRK Ambiental
VLI
Energisa
Eaton
Vale
Stone

“Outro dado interessante é que 55% desses talentos deram nota 9 ou 10 por inscrições feitas por meio de chatbot, ou seja, os candidatos entendem a necessidade de mudança em alguns processos, como o próprio formulário que há anos é feito da mesma maneira”, explica Kleber Piedade, CEO da Matchbox Brasil. “Além disso, é interessante ver como eles reagem a experiências ruins, com 50% dos candidatos afirmando que não voltariam a se inscrever nos processos da mesma empresa; e 43% dizendo que deixariam de comprar produtos dela.”

Share twitter/ facebook/ copy link