You've successfully subscribed to Polinize
Great! Next, complete checkout for full access to Polinize
Welcome back! You've successfully signed in
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.

Curso de Inspeção Predial é destaque na plataforma de EAD do Ibape-SP

Em maio desse ano a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou a norma NBR 16747 – Inspeção predial – Diretrizes, conceitos, terminologia e procedimento, que uniformiza a avaliação sistêmica da inspeção predial com metodologia aplicada em edificações de qualquer tipologia, pública ou privada.

O envelhecimento natural ou precoce dos sistemas e subsistemas construtivos  da edificação são objetos de análise e avaliação na Inspeção Predial através dessa metodologia específica, agora descrita na norma, para auxiliar a gestão do patrimônio na sua fase de uso.

A inspeção predial consagra-se como processo de “check up” predial periódico, que produz resultado técnico sobre a necessidade, ou não, de aprimoramentos nos programas de Manutenção implantados com recomendações técnicas para eventuais ajustes de procedimentos, correções de planejamentos, implantação de atividades não executadas e, ainda,  para a tomada de decisão de investimentos patrimoniais necessários a reposição de sistemas construtivos com vida útil suplantada, obsolescência, instruindo e recomendado atividades de reforma.

Com o objetivo de atualizar engenheiros e arquitetos, o Ibape/SP lança o curso “Inspeção Predial - Aplicação da ABNT NBR 16747”, que acontecerá on-line entre os dias 27 a 30 de julho, direto da nova plataforma de EAD Ibape-SP Conecta.

Ministrado pela Engª Civil Flávia Zoéga Andreatta Pujadas, o curso apresenta os conceitos e a prática da Inspeção Predial nos termos da norma ABNT NBR 16747: Inspeção Predial, publicada em maio/2020, o “estado da arte” dessa atividade técnica multidisciplinar e o detalhamento de aspectos práticos da metodologia em conformidade com a referida norma ABNT, além de tópicos essenciais para a emissão do laudo de Inspeção Predial.

“A Inspeção Predial ganhou norma da ABNT detalhando seus conceitos e uniformizando a metodologia. O curso traz a atualização obrigatória aos profissionais da área de engenharia e arquitetura que trabalham com o tema e com gestão de ativos imobiliários, administrações prediais e manutenção de edificações,” ressalta Flávia.

A plataforma Ibape-SP Conecta, inclusive, segue uma dinâmica de atualização com cursos e abordagens que já são tratadas na modalidade presencial, como “Avaliação de máquinas e equipamentos”, “Avaliação de glebas urbanizáveis”, “Desapropriações e servidões”, “Estatística inferencial aplicada a avaliações de imóveis”, “Patologias em estrutura”, entre outros.

“Estamos em um cenário desafiador e, por isso, decidimos lançar a plataforma de cursos EAD do Ibape - São Paulo, para que, mesmo à distância, possamos trazer conhecimento qualificado aos profissionais avaliadores e peritos de engenharia,” destaca o Eng. Civil Paulo Palmieri Magri, Diretor Cultural do Ibape/SP.

As inscrições podem ser feitas até a data do curso, de acordo com a disponibilidade de vagas. Mais informações em http://www.ibape-sp.org.br/ead.php.

Top stories in your inbox!