You've successfully subscribed to Polinize
Great! Next, complete checkout for full access to Polinize
Welcome back! You've successfully signed in
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.

Dados da Central 156 serão usados em maratona de inovação cívica

Open Data Day acontece simultaneamente em todo o mundo no sábado (7)

Engajar o cidadão a conhecer os dados abertos dos órgãos públicos para impactar no desenvolvimento das cidades. Este é um dos objetivos do Open Data Day, que acontece neste sábado (7), ao longo de todo o dia. O evento é realizado por grupos espalhados em várias cidades do mundo, inclusive Curitiba.

Esta será a quinta edição da maratona na capital paranaense, que tem inscrições gratuitas. Na edição do ano passado, mais de 60 pessoas participaram das atividades do Dia dos Dados Abertos. Neste ano, os inscritos poderão participar em dois projetos em tempo real relacionados ao transporte público da capital e às demandas da Central 156.

Durante a abertura da maratona, o coordenador de Atendimento ao Cidadão do Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), Ozires de Oliveira, vai apresentar aos participantes uma visão geral de como é feito o processo de atendimento ao cidadão e o funcionamento da Central 156 da Prefeitura de Curitiba, que é operacionalizada pelo ICI. “Vamos mostrar os protocolos de recebimentos de demandas e o papel que a Central tem atualmente na orientação das políticas públicas e de incentivo à participação cidadã”, conta Ozires.

Os participantes serão orientados sobre como capturar, analisar e criar relatórios sobre os dados. “O objetivo é que eles façam uma segmentação dos protocolos por bairro para compreender as demandas realizadas e o perfil de cada região da cidade”, explica Ricardo Mendes Junior, coordenador do evento. Qualquer pessoa, independentemente de conhecimento técnico prévio, pode participar. “Iniciativas conjuntas entre poder público e sociedade civil organizada podem contribuir para que os objetivos das cidades sejam atingidos mais rapidamente. Todos têm a ganhar com essa união”, comenta Ozires.

Multiplataforma

No mês passado, a Central 156 completou 36 anos de funcionamento. Atualmente, é possível buscar informações e protocolar demandas na central de atendimento ao cidadão da Prefeitura de Curitiba em vários canais: telefone, chat, portal e aplicativo. Lançado em março do ano passado para ampliar a possibilidade de participação da população, o app Curitiba 156 já é o canal mais acessado para pedidos de informações e serviços da administração municipal. Sozinha, a ferramenta responde por mais de 70% dos atendimentos feitos.

Serviço

Open Data Day

Data: 07/03 (sábado)

Horário: 9h às 17h

Local: Centro de Educação Profissional Dr. Celso Charuri – Sistema Fiep

Rua Paula Gomes, 270

Inscrições: https://opendataday.org/pt_br/

Sobre o ICI

O ICI – Instituto das Cidades Inteligentes é uma organização criada em 1998, com atuação em todo o território nacional, referência em pesquisa, integração, desenvolvimento e implementação de soluções completas de TIC para a gestão pública. Mais informações: www.ici.curitiba.org.br.

Top stories in your inbox!