Troféu reconhece esforços da empresa para incentivar a evolução da indústria brasileira

A Dassault Systèmes, a empresa 3DExperience, líder mundial em software de projetos 3D, 3D Digital Mock Up e Product Lifecycle Management (PLM), anuncia o recebimento do troféu Manufatura Avançada, fornecido pela Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos) e pelo IPDMaq (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Máquinas e Equipamentos). A premiação reconhece as iniciativas da empresa que apoiam o desenvolvimento do Brasil e o Projeto Demonstrador de uma Linha Conceito da Manufatura Avançada - a Indústria 4.0 no Brasil.

Para a empresa, esse reconhecimento destaca a importância de sua contribuição para o avanço da comunidade industrial brasileira, oferecendo as principais tendências de manufatura e demonstrando como podem aplicar as mais avançadas tecnologias na evolução de seus processos de produção.

O projeto Demonstrador de uma Linha Conceito da Manufatura Avançada - a Indústria 4.0 no Brasil já conta com três apresentações, realizadas na Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos (Feimec) em 2018 e 2016 e na Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial (Expomafe) em 2017.

A iniciativa reúne clusters de empresas, universidades e institutos de pesquisa que permitem ao público vivenciar conceitos e tecnologias envolvidos na Quarta Revolução Industrial de forma detalhada. Entre as experiências imersivas oferecidas estão Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Comunicação Máquina à Máquina, Internet das Coisas e Inteligência Artificial.

Com isso, os idealizadores do projeto buscam provocar e revelar o talento da engenharia nas empresas brasileiras, bem como incentivar a reflexão sobre a importância de trabalhos colaborativos e a necessidade de apoio político, institucional e financeiro para projetos da Quarta Revolução Industrial. A ação também visa incentivar a melhoria no ambiente de negócios e oferecer uma visão mais estratégica a respeito da relevância de promoções comerciais para tecnologias brasileiras e dos avanços no sistema de educação profissional.