Segundo o Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União (CGU), nos últimos anos, foram solicitados mais de 600 mil pedidos de acesso à informação. Isso revela que a população está cada vez mais atenta na gestão pública, afim de alcançar um país livre de corrupção e com gestão mais transparente em relação a sociedade, ainda mais num momento em que as eleições estão pautadas pelo debate via internet.

Criado em 2012, o Ranking dos Políticos é uma plataforma digital com cerca de 1,4 milhões de seguidores, para ajudar o internauta e cidadão no acesso às informações públicas de Senadores e Deputados Federais como gastos, leis e processos judiciais. Por meio de pontuações, o Ranking conta com conselho de avaliação sobre as leis e votações, além de especialistas, advogados e cientistas políticos. Apartidária, a plataforma não possui bandeira e não é filiada a nenhum movimento, grupo ou partido. A entidade aposta em três bandeiras: Anticorrupção, Anti-Privilégios e Voto Consciente.

Os critérios utilizados são absolutamente técnicos, levando em conta fatores como assiduidade, gastos da cota parlamentar, processos judiciais e atuação legislativa. Todas as informações publicadas no Ranking são públicas, disponíveis nos sites oficiais do Senado e da Câmara dos Deputados e dos Tribunais de Justiça.

Além disso, o cidadão conta com mais uma ferramenta digital, o Detector de ficha de político. O Reclame Aqui é uma entidade que ajuda o consumidor com as marcas para mediação de problema. Para melhorar a política nacional, criaram o Detector de Ficha de Político, app que utiliza tecnologia de reconhecimento facial para identificar um político e mostrar a sua ficha judicial. Basta escanear com o celular uma foto , uma imagem na TV ou no computador. Segundo os desenvolvedores o app garante 98% de precisão no reconhecimento.

A base de dados abrange os representantes nos níveis nacional e estadual (não monitora prefeitos e vereadores) que ocuparam cargos eletivos nos últimos oito anos. Também é possível verificar ficha dos candidatos a presidente e governador nas eleições deste ano.