polinize, state of tech.

#beenews


Agrotech Autotech Co-working E-commerce Edtech Energia Eventos Foodtech Games Healthtech Lawtech Mediatech Serviços

Descomplica promete: “vamos ser a solução educacional para todas as pessoas do Brasil”

Com cerca de 300 funcionários, empresa afirma que trabalha para realizar sonhos de seus alunos

Por Felipe Mendes

A frase do título deste texto é de Daniel Pedrino, vice-presidente de Custome Success do Descomplica, e mostra que os objetivos da empresa são claros – e ousados.

“Nossa empresa é movida pelo sucesso de todas as pessoas. Todo mundo que procurou a gente tem um sonho a realizar. Se não conseguimos, quer dizer que nosso trabalho não foi bem feito”, afirma Pedrino.

O vice-presidente diz que a empresa trabalha de forma a garantir que a a educação seja acessível a todos, e, ao mesmo tempo, divertida. “Se não for dessas duas formas, não funciona”. Por isso, a ideia é sempre aplicar no cotidiano os conteúdos de disciplinas que muitas vezes estão distantes da rotina dos estudantes.

Com uma equipe de cerca de 300 profissionais, o Descomplica se apresenta como a maior plataforma de EAD no Brasil. O desafio é entender exatamente “quem está do outro lado”. Por isso, a preocupação é grande com conteúdo e com o feedback de cada estudante. Em média são cerca de 80 mil interações entre alunos e professores a cada semana. Se o estudante não está conseguindo aprender, ele vai mostrar sua dúvida e alguém estará pronto para responder.

“Hoje temos plataformas de estudos para o Enem, provas de diversos vestibulares. E não vamos ensinar da maneira tradicional. Na hora de ensinar física, vamos falar sobre salto de paraquedas. Se for pra ensinar biologia, vamos para o meio da Amazônia. A ideia é mostrar que a matéria que está lá, no caderno, nada mais é que nossa vida. Esse é o ensino gostoso, que conecta as pessoas”, afirma Pedrino.

A estratégia dá resultados. Segundo o vice-presidente, mais de 1,5 milhão de alunos assistiram a uma aula preparatória para o Enem sobre a chamada Guerra Fria. O segredo do sucesso: o professor usava elementos de maquiagem para falar sobre questões ligadas ao conflito que envolveu a antiga União Soviética e os Estados Unidos. “Vários alunos disseram que se lembravam de tudo o que foi falado, só de pensar no rosto do professor maquiado”, celebra Pedrino.

Acompanhamento garante notas mais altas no Enem

Principal exame para acesso ao ensino superior na atualidade no Brasil, o Enem recebe atenção especial da equipe do Descomplica. O acompanhamento é feito semana a semana, durante todo o ano, e sempre de acordo com o nível de desenvolvimento de cada estudante. Como resultado, as notas dos alunos da plataforma são, em média, 20% mais altas que as dos demais.

Alguns planos de acesso garantem um cuidado maior com a redação, “vilã” para muitos candidatos que participam do Enem. O aluno envia 4 redações por mês, e os textos são corrigidos em até três dias por uma banca de professores do Descomplica. Segundo Pedrino, estudantes que começam o ano letivo escrevendo textos que receberiam nota próxima de 300, terminam o processo com notas próximas de 800 ou até 900.

“Há uma grande progressão, podemos observar essa relação direta. Quanto mais aulas os alunos assistem, melhor é o resultado”, destaca. “O ensino presencial tem a sala como referência. Se os alunos, coletivamente, fizeram ‘cara de que estão entendendo’, o professor segue com a matéria. No nosso caso é diferente: a avaliação é individual, e o professor só avança quando o aluno efetivamente entendeu”, conclui.



comments powered by Disqus

Receba notícias no seu email!



Copyright © 2018 - polinize, state of tech.
W3C optimized - CC License.