Desemprego no RJ cresce 194% desde 2014: como um MBA pode ajudar formados a se recolocarem

2 months ago

À medida em que cresce a procura por empregos no país, aumenta também a competição - um MBA no exterior garante exigências de mercado e forma profissionais completos

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o desemprego no Rio de Janeiro atingiu 1.3 milhão de pessoas no primeiro trimestre de 2019, maior número já registrado desde 2012, alcançando a taxa de 15,3%.

No contexto brasileiro, entre os profissionais que concluíram o ensino superior, um em cada três não está trabalhando. Os dados do Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Sempesp) apontam que 34,3% dos concluintes estão fora do mercado de trabalho e 18,7% trabalham em uma área diferente de sua formação. O principal motivo apontado é a falta de oportunidades.

À medida em que cresce a procura por empregos no país, aumenta também a competição e a busca por diferenciais. Os empregadores valorizam candidatos especializados e com experiência internacional, capazes de compreender o mercado global como um todo. O inglês, antes complementar ao currículo, passou a ser essencial, e um período de vivência no exterior virou chave para abrir portas.

De acordo com estudo do GMAC (Graduate Management Admission Council), 88% dos empregadores têm a intenção de contratar candidatos com MBA e segundo pesquisa realizada pela universidade da Califórnia, 97% das pessoas que já estudaram no exterior conseguiram um emprego em até 12 meses após a graduação.

O MBA no exterior prepara profissionais com diferentes habilidades comportamentais, flexíveis, criativos e dinâmicos, capazes de se comunicar com diferentes nacionalidades, de compreender leis e regras multinacionais e de se adaptar a situações difíceis, aprendendo a lidar com desafios.

Profissionalmente, o MBA significa entregar enriquecimento cultural às empresas por meio de especialização, do desenvolvimento de hard skills e soft skills e pela convivência entre pessoas com visões de mundo distintas, encontrando, assim, soluções mais eficientes aos desafios diários e estimulando a visão empreendedora, essencial em momentos de crise.

Aos interessados em cursar um MBA fora do Brasil, o The MBA Tour - evento gratuito que acontece no dia 17 de agosto em São Paulo e dia 19 do mesmo mês no Rio de Janeiro - é uma grande oportunidade para conhecer os programas a fundo.

Durante a feira, os participantes podem entrar em contato com os diretores de admissão de algumas das melhores universidades de negócios do mundo e saber tudo sobre o processo de recrutamento e a cultura das instituições.

Inscreva-se no link: https://thembatour.com/studentArea/StudentRegNew.jsp

SERVIÇO:

The MBA Tour - São Paulo

Data: Dia 17 de agosto, sábado, das 11h às 16h30

Local: Hotel Renaissance São Paulo - Alameda Santos, 2233 - Cerqueira César

Incrições no link: https://thembatour.com/studentArea/StudentRegNew.jsp

Mais informações: https://thembatour.com/saopaulo/

The MBA Tour - Rio de Janeiro

Data: Dia 19 de agosto, segunda-feira, das 16h30 às 21h30

Local: JW Marriot Rio de Janeiro - Avenida Atlântica, 2600 - Copacabana

Incrições no link: https://thembatour.com/studentArea/StudentRegNew.jsp

Mais informações: https://thembatour.com/riodejaneiro/

Redação

Published 2 months ago