Dynatrace expande suporte para Kubernetes

by Fabiele Fortaleza | 3 min read

Empresa lança novos recursos de Inteligência Artificial para permitir respostas ainda mais inteligentes para acelerar a inovação dos ambientes Cloud

A Dynatrace, líder mundial em inteligência de software, anuncia que seu sistema de Inteligência Artificial aberto. Batizado como Davis™, o mecanismo fornece respostas e insights ainda mais inteligentes e úteis sobre os ambientes Kubernetes. O sistema Davis™ permite ingerir automaticamente novos clusters em Kubernetes, garantindo a integridade de nós e métricas de utilização de dados, combinando análises com informações confiáveis que a plataforma Dynatrace® já coleta nas estruturas dos clientes. Dessa forma, as empresas podem criar implementações bem-sucedidas de Kubernetes, acelerar a inovação por meio de DevOps e aumentar a competitividade de suas operações trazendo com mais rapidez seus novos serviços para o mercado.

Como destaque, o mecanismo de Inteligência Artificial (IA) da Dynatrace conta agora com novos painéis prontos para uso de Kubernetes e recursos avançados de filtragem para aplicações em Nuvem, que permitem que as equipes filtrem e encontrem as informações corretas de maneira mais rápida. Com isso, as organizações podem analisar e otimizar as cargas de trabalho alocadas em Kubernetes e gerenciar a integridade do cluster e dos pontos de redes com maior facilidade.

O Kubernetes está sendo amplamente adotado para acelerar a transformação digital e alcançar maior agilidade. Mas a natureza dinâmica destes recursos e a expansão de Kubernetes orquestrados de cargas de trabalho nativas para Nuvem podem ser questões problemáticas para as empresas gerenciarem, principalmente sem visibilidade em tempo real e inteligência automática.

“Antecipamos esse mundo de ambientes Cloud híbridos e com cargas altamente dinâmicas há cinco anos, quando construímos nossa plataforma Dynatrace® para ambientes baseados em microsserviços e contêineres, como Kubernetes”, explica Steve Tack, Vice-Presidente Sênior de Gerenciamento de Produtos da Dynatrace. “Não apenas descobrimos como instrumentar automaticamente um ambiente de Kubernetes, como também podemos analisar em tempo real uma aplicação em Nuvem orquestrada por Kubernetes, com um mecanismo de Inteligência Artificial abrangente, como o Davis™. Fizemos isso para que as equipes de DevOps e de operações de TI possam inovar e automatizar suas iniciativas com mais rapidez e confiança. Com isso, estamos tornando o Dynatrace ainda mais inteligente, trazendo a integridade de nós e clusters do Kubernetes, com suporte às métricas de utilização e a painéis de análise para nossa plataforma aberta”, diz o executivo.

“O Dynatrace funciona perfeitamente com nosso ambiente Kubernetes para fornecer respostas precisas que nos ajudam a inovar mais rapidamente”, diz Felix Gratz, Gerente de Performance de Aplicações e Arquitetura de Sistemas da Daimler AG. “Nós adotamos o Kubernetes porque isso nos ajudaria a acelerar o time-to-market, e o Dynatrace nos ajuda a fazer exatamente isso. O Dynatrace é uma ótima solução que automatiza o monitoramento em escala de cargas de trabalho do Kubernetes, e fornece respostas baseadas em Inteligência Artificial, permitindo que concentremos nossos esforços em inovação”.

Criado especificamente para ambientes dinâmicos baseados em Nuvem, incluindo o uso de contêineres, a plataforma de inteligência de software da Dynatrace tem três diferenciadores críticos que superam os desafios enfrentados pelas soluções de monitoramento tradicionais ou do tipo "do-it-yourself" nos ambientes de Kubernetes:

1.      Automático - Com o OneAgent®, a Dynatrace configura e descobre automaticamente todos os componentes da infraestrutura, incluindo contêineres e novos serviços à medida que eles são incorporados. Outras soluções exigem que cada contêiner seja instrumentado manualmente, o que nem sempre pode ser feito – o que cria pontos cegos para a gestão de microsserviços e contêiner.

2.      Full stack - A tecnologia SmartScape® mapeia dinamicamente a topologia completa da infraestrutura e das aplicações em Nuvens corporativas. Esse mapa é continuamente atualizado em tempo real para fornecer uma visão abrangente da rede, da orquestração do contêiner, dos serviços e das aplicações, incluindo como eles estão conectados e como estão sendo executados. Isso é particularmente valioso em um ambiente altamente dinâmico como o de Kubernetes.

3.      Respostas precisas – O mecanismo de Inteligência Artificial Davis™ aprende continuamente sobre a performance de ambientes armazenados em Nuvem com Kubernetes, processando bilhões de parâmetros em milissegundos. O Davis™ fornece respostas, como a análise da causa raiz de problemas, com percepção automática e em tempo real da experiência, do comportamento dos usuários e dos impactos dos problemas nos negócios. Isso permite uma tomada de decisão mais rápida, melhor gestão dos recursos de TI e melhores resultados às operações como um todo. A ingestão automática de nós e clusters de Kubernetes, além do suporte as métricas de utilização destes ambientes, tornam o Davis™ ainda mais inteligente.

Share twitter/ facebook/ copy link