You've successfully subscribed to Polinize
Great! Next, complete checkout for full access to Polinize
Welcome back! You've successfully signed in
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Em meio à pandemia, profissionais buscam especialização

Em meio à pandemia, profissionais buscam especialização

Universidade registra 10% de aumento nas turmas de pós-graduação em 2020

Enquanto 30% das IES (Instituições de Ensino Superior) de todo o país admitem estar em colapso por conta do crescimento da inadimplência e da evasão de alunos que também tiveram rendas perdidas ou reduzidas, algumas ganharam fôlego com o aumento dos cursos de especialização. Em Curitiba, a Universidade Positivo (UP) fechou mais de 90 turmas de Pós-Graduação em 2020 – cerca de 10% a mais que em 2019.

De acordo com diretor geral de Pós-Graduação e Educação Continuada da UP, David Forli Inocente, o movimento mostra a preocupação dos profissionais com as suas carreiras, num cenário de recorde histórico de desemprego no país. “Além disso, o isolamento social fez muita gente repensar seus papéis e temos visto pessoas buscando especializações de áreas totalmente diferentes das originais para permitir mudanças orientadas e sustentáveis para o futuro”, conta.

O curso que registrou maior aumento na procura este ano, com 42% de crescimento no número de alunos, foi “Sexualidade Humana: Clínica e Educação”, da área de Psicologia. Outro curso que chamou muito a atenção do mercado, com recorde de matrículas, foi "Operador de Mercado Financeiro e Trader". "As pessoas estão vendo que há oportunidades no mercado de opções e querem aprender a aproveitar”, afirma Forli.

As turmas iniciaram as aulas de forma remota, mas contam com 94% de aprovação entre os alunos, no total. Segundo Forli, mesmo em ambiente virtual, os estudantes de pós-graduação ganham muito em networking, que é fundamental para quem busca novas oportunidades. “Existem estatísticas que mostram que 70% das recolocações têm relação com o networking do profissional que está sendo recolocado”, afirma. A abertura de mais turmas este ano também pode ser explicada pela oferta de novos cursos – 13% do total, segundo Forli. "Buscamos sempre inovação em cursos que conectam os alunos com as tendências dos diferentes mercados em que atuamos” finaliza o diretor.

_______________________________________________________

Sobre a Universidade Positivo

A Universidade Positivo é referência em ensino superior entre as IES do estado do Paraná e uma marca de reconhecimento nacional. Com salas de aula modernas, laboratórios com tecnologia de ponta, mais de 400 mil m² de área verde no câmpus sede, a Universidade Positivo é reconhecida pela experiência educacional de mais de três décadas. A instituição conta com quatro unidades em Curitiba (PR) e uma em Londrina (PR) e mais de 70 polos de EAD no Brasil. Atualmente, oferece mais de 60 cursos de Graduação, centenas de programas de especialização e MBA, sete programas de mestrado e doutorado, além de cursos de educação continuada, programas de extensão e parcerias internacionais para intercâmbios, cursos e visitas. Além disso, tem sete clínicas de atendimento gratuito à comunidade, que totalizam mais de 3.500m². Em 2019, a Universidade Positivo foi classificada entre as 100 instituições mais bem colocadas no ranking mundial de sustentabilidade da UI GreenMetric. Desde março de 2020 integra o Grupo Cruzeiro do Sul Educacional. Mais informações em www.up.edu.br

Top stories in your inbox!