You've successfully subscribed to Polinize
Great! Next, complete checkout for full access to Polinize
Welcome back! You've successfully signed in
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.

Embratel lança Bot Pronto para atendimento digital humanizado

Solução permite automatizar interação no atendimento a clientes de diversos segmentos, como o financeiro, possibilitando a redução de filas de espera


A Embratel lança essa semana o Bot Pronto Embratel, solução automatizada que implementa assistentes virtuais cognitivos em processos de atendimento aos clientes. A oferta gerencia trocas de mensagens com base nos padrões de interações do atendimento humano em canais digitais e permite que as conversas sejam realizadas por meio de textos, imagens ou recursos interativos em linguagem natural. A nova solução é indicada para empresas que atuam em diversos segmentos, como financeiro, serviços e varejista. O Bot Pronto Embratel utiliza serviços de inteligência artificial baseados em Watson Assistant, da IBM.

Com perguntas e respostas pré-estabelecidas pelo cliente em conjunto com a Embratel, a solução permite um diálogo para esclarecer as dúvidas dos consumidores da empresa, além de prestar informações e fornecer orientações, utilizando o Processamento de Linguagem Natural.

“A implementação do Bot Pronto Embratel possibilita a padronização do atendimento ao cliente, com respostas inteligentes e soluções mais rápidas e efetivas. É um recurso que beneficia o usuário final fornecendo interação imediata e mais praticidade e comodidade para se comunicar com a empresa”, explica Mário Rachid, Diretor Executivo de Soluções Digitais da Embratel, lembrando que o uso da solução ainda proporciona uma otimização do trabalho das equipes de atendimento, que podem dedicar-se aos casos mais complexos e melhorar a experiência do cliente em todos os pontos de contato.

O projeto de implementação é feito em diversas fases com o apoio de uma equipe especializada em Inteligência Artificial da Embratel, eliminando a necessidade de o cliente dispor de perfis técnicos em sua estrutura. Na primeira parte, o mapeamento das perguntas e respostas é realizado e a personalidade do assistente virtual é desenhada. No passo seguinte, ocorre o provisionamento do ambiente e a programação das perguntas e respostas pré-estabelecidas no sistema; na sequência é feito o treinamento supervisionado da ferramenta para que a solução aprenda a  linguagem humana relacionada às perguntas e respostas, chegando ao refinamento das respostas automatizadas. A Embratel também realiza o suporte a testes de usuários; a implementação da interface administrativa; a personalização visual do assistente virtual e sua implementação na página na qual ficará ancorado – esse último passo, sob responsabilidade do cliente. Nas demais fases, são realizadas análises das respostas e dos níveis de acerto do sistema, além de ajustes e correções para melhoria de qualidade e revisão dos fluxos de diálogos.

A oferta colabora para um melhor relacionamento entre empresas e clientes. Os consumidores passam a contar com  atendimento disponível 24 horas por dia, sete dias por semana. Após configuração prévia, o assistente virtual é capaz de responder a mesma dúvida formulada de diversas maneiras. Por exemplo, se o cliente deseja saber o horário de funcionamento do negócio, poderá perguntar “Qual o horário de funcionamento?”, “Que horas fecha?” ou “Está aberto agora?”, e o assistente virtual entenderá o questionamento e fornecerá a resposta adequada. O software também é capaz de interagir com imagens e outros recursos, com o uso de um menu interativo.

A utilização dos assistentes virtuais para a resolução de ocorrências e para tirar dúvidas teve uma grande guinada com o isolamento social estabelecido em função da pandemia do Coronavírus no País. “Com a diminuição dos deslocamentos de clientes para as agências, por exemplo, os assistentes virtuais se tornaram a saída para estabelecer a comunicação com os consumidores. Nesse caso, o Bot Pronto Embratel ajuda as instituições financeiras a agilizar o atendimento, com qualidade”, explica Antonio João Filho, Diretor Executivo da Embratel para o Mercado Financeiro.

Tudo indica que os novos hábitos de interação deverão ser mantidos em função da digitalização, o que demonstra a necessidade das empresas de contarem com soluções responsivas e cada vez mais inteligentes nas respostas e elucidações de casos. “A transformação digital já é uma realidade e é importante que os negócios estejam presentes digitalmente de diferentes maneiras, inclusive com um atendimento inteligente capaz de auxiliar o cliente onde quer que ele esteja”, avalia Mário Rachid.

O lançamento do Bot Pronto no portfólio de Soluções Digitais da Embratel reforça o posicionamento da companhia em levar ao mercado ofertas que contribuam para a digitalização dos negócios no Brasil. Mais informações estão disponíveis em: https://www.embratel.com.br/solucoes-de-ti/bot-pronto